Dependentes químicos e pessoas em situação de rua são atendidos nas ruas de Maceió Ação integra a Operação Orla Segura e contemplou os bairros de Ponta Verde, Pajuçara e Jaraguá.

Everton Dimoni / Ascom Seprev

27 jul 2024 - 17:00


Fotos: Augusto Costa / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, nesta sexta-feira (26), uma ação integrada de busca ativa por dependentes químicos e de atendimento a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. A iniciativa, parte da Operação Orla Segura, foi realizada nos bairros de Ponta Verde, Pajuçara e Jaraguá.

A ação mobilizou equipes do programa Ronda no Bairro, da Rede Acolhe e da Casa de Direitos de Maceió. Ao todo, foram realizados 11 atendimentos sociais, e um dependente químico foi acolhido e encaminhado para tratamento em uma das comunidades acolhedoras credenciadas pelo Governo do Estado.

O tenente-coronel Fábio Melo, superintendente do Ronda no Bairro, ressaltou a importância de realizar os atendimentos em locais estratégicos, onde há uma grande concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade.

“O intuito é levar ao maior número de pessoas serviços básicos, promovendo a garantia de direitos e a cidadania desse público. Esta é uma determinação do governador Paulo Dantas e, sob orientação da secretária Paloma Tojal, reunimos as superintendências da Seprev para levar a essas pessoas mais dignidade, mais apoio, e aproximar deste público os serviços oferecidos pelo Estado”, afirmou o superintendente.

Anax Bruno, superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, destacou a importância das ações itinerantes para oferecer dignidade e abrir caminho para a mudança de vida das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

“A Operação Orla Segura vem intensificar as ações itinerantes junto à população em situação de rua, entre outras abordagens. A participação da Seprev contempla abordagens a dependentes químicos para a oferta do tratamento gratuito, emissão de mais de 20 documentos essenciais, auxílio psicológico e assistencial, entre outros. Com esse trabalho podemos proporcionar uma vida digna e oportunidades de mudança para as pessoas atendidas”, afirmou Anax Bruno.

Comentários