Prefeitos sertanejos dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres) da Bacia Leiteira de Alagoas elegeram nesta segunda-feira (08) a diretoria responsável pela administração do grupo.
Os gestores públicos estiveram reunidos nas dependências da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e escolheram como membros as seguintes pessoas:
· Presidente do Conselho de Prefeitos: Elmo Medeiros (Monteirópolis);
· Secretário Geral do Conselho de Prefeitos: Ester Damasceno (Olho d’Água das Flores);
· Tesoureiro do Conselho de Prefeitos: Jorge Dantas (Pão de Açúcar);
· Presidente do Conselho Fiscal: José Mario Silva (Santana do Ipanema);
· Relator do Conselho Fiscal: Aloísio Rodrigues (Batalha);
· Membro do Conselho: Antônio Avânio (Belo Monte);
· Primeiro Suplente: Luiz Nobre (Carneiros);
· Segundo Suplente: Roberto Wanderley (Cacimbinhas).
O CIGRES é um consórcio que beneficiará os municípios com a redução dos impactos ambientais, saúde pública e encerramento dos lixões, como a construção do Aterro Sanitário Regional da Bacia Leiteira e Sertão de Alagoas, que está em fase conclusão e terá capacidade para atender aos 14 municípios consorciados e mais cinco municípios da região, com uma população de mais de 100 mil habitantes, o que constitui um marco relevante na destinação adequada do lixo, em consonância com a política nacional definida através da Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Projeto pretende ser modelo para outras regiões do Estado de Alagoas. Ao todo, esses municípios produzem cerca de 66,7 toneladas de lixo por dia.
O aterro sanitário gerenciado pelo CIGRES da Bacia Leiteira e Sertão de Alagoas atenderá os seguintes municípios: Olho d’Água das Flores, Batalha, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Monteirópolis, Olivença, Pão de Açúcar, Olho d’Água do Casado, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Belo Monte, Cacimbinhas, Palestina, Maravilha e Ouro Branco.
Por Assessoria