Defesa Social leva ações de segurança para a região do Sertão

26 fev 2013 - 10:33


Foto: Ascom SEDS

A sede administrativa do Governo de Alagoas foi transferida nesta segunda-feira (25) para o município de Santana do Ipanema, no Sertão do Estado, onde permanecerá até a sexta-feira, 1° de março. Durante uma semana, a região do Sertão receberá várias ações integradas nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

A Defesa Social está presente no evento por meio de várias ações junto à população. No primeiro dia do Governo no Sertão, foi realizada uma reunião de Planejamento Estratégico do Plano Integrado de Segurança Pública. O plano visa à redução dos quatro indicadores responsáveis pelo maior número de ocorrências policiais, que são crimes violentos letais intencionais (homicídios), roubo de veículos, roubos de rua e contra instituições financeiras (assaltos a bancos, lotéricas e Correios).

Participaram da reunião os integrantes da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), referente aos municípios de Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e Batalha. Na ocasião, gestores da área da segurança pública abordaram a importância da integração entre as áreas e regiões que compõem o Sertão alagoano.

“Fazer segurança pública não é fácil, porque é um complexo que envolve variadas ações governamentais. Por isso é necessário promover a integração dos órgãos de segurança”, afirmou o diretor de Planejamento Estratégico da Seds, coronel Marcos Vinícius.

Para o comandante da Polícia Militar, coronel Dimas Barros Cavalcante, é necessário o empenho de todos que fazem parte do projeto, para proporcionar um Estado mais seguro. “Qualquer ação na área de segurança será feita para todos; é um trabalho integrado com um único objetivo: o combate sistemático à violência com a redução dos índices de criminalidade”, salientou.

Durante a reunião, também houve a apresentação dos resultados já alcançados pelo serviço Disque Denúncia, enfatizando a importância da participação da população no combate à violência.. Foram apresentados exemplos de crimes que foram solucionados graças às denúncias recebidas pelo 181, como o caso da prisão de um dos envolvidos no caso Mércia Nakashima, crime ocorrido em São Paulo.

Além da reunião, foi realizada panfletagem de divulgação do serviço 181 nas ruas de Santana do Ipanema, informando à população o recebimento de denúncias de ocorrências policiais que podem ser repassadas por qualquer pessoa. Além da garantia do sigilo, o Disque Denúncia preserva a identidade do denunciante.

Além das atividades realizadas na segunda-feira, durante toda semana a Defesa Social realizará operações policiais na região com a operação “Choque de Ordem”, entrega de viaturas e realizar ações das campanhas de segurança no município, como os programas Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Bombeiros Mirins.

Para o secretário Dário Cesar, a oportunidade de participar de um evento que tem como objetivo dar voz à população do semiárido alagoano é de fundamental importância no processo de planejamento estratégico na área de segurança. “A Defesa Social adotou a integração como modelo de gestão visando reduzir os índices de criminalidade em todo o Estado”, declarou.

Por Ascom SEDS

Notícias Relacionadas:

Comentários