Vereador teve seu mandato cassado após uma denúncia de compra de votos. Agora espera seu recurso ser votado no Superior Tribunal Eleitoral.
Após uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (STF), o vereador que teve seu mandato cassado, José Vaz (PSDC), conseguiu retornar nesta segunda-feira (1) a Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema. O sertanejo havia perdido o processo nas duas primeiras instâncias em Alagoas e recorreu a Corte Superior, conseguindo temporariamente o mandato.
Em conversa por telefone, Zé Vaz confirmou que recebeu a notícia por parte dos seus advogados ainda no fim de semana e nesta segunda já providenciou sua chegada à Casa Tacio Chagas Duarte.
Na página da assessoria da Câmara no Facebook, foi divulgado que um reunião extraordinária dos parlamentares reconduziu Vaz ao cargo, dando-lhe posse pela segunda vez no mesmo ano. A troca de cadeiras deve seguir até o processo ser julgado pelo TSE.
O vereador João Batista de Santana, (PP), que tinha assumido a vaga de Zé Vaz estaria sendo informado pela Casa.
Relembre
O vereador José Vaz foi acusado do crime de compra de votos na eleição de 2012. Uma ação do Ministério Público foi movida inicialmente, quando o vereador acabou condenado em sentença do Juiz Diego Dantas, titular em Santana do Ipanema. Vaz acabou recorrendo ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, mas após alguns meses de análise o processo acabou também sendo indeferido por unanimidade.
O vereador havia se afastado por dois momentos distintos. O primeiro, por alguns dias, após a sentença do magistrado no Sertão. A segunda aconteceu mais recentemente, após o julgamento pela corte em Maceió. O presidente da Câmara de Vereadores de Santana agora aguarda o julgamento de seu recurso do Superior Tribunal Eleitoral
Da Redação