Em Pindoba caiu até granizo e a chuva pode chegar ao Sertão do Estado. Defesa Civil Estadual informou que está em alerta.
Uma forte chuva atingiu cidades do interior de Alagoas neste fim de semana. Em Pindoba, a 295 km de Maceió choveu até granizo e em São Miguel dos Campos, os fortes trovões e relâmpagos assustaram os moradores.
A sequência de trovões com duração de até 10 segundos é ‘coisa nunca vista’, disse um internauta na rede social Facebook, seguido por uma dezena de pessoas, que se declararam assustadas. A chuva que caiu sobre o interior de Alagoas durante o fim de semana foi o assunto mais comentado nas redes sociais.
Em São Miguel dos Campos, a 55 km de Maceió, a chuva que caiu neste domingo (3) durou cerca de 10 minutos, o suficiente para preocupar os cerca de 54 mil habitantes.
A mudança climática neste mês pegou a população do Litoral Norte, Litoral Sul e Zona da Mata alagoana de surpresa, a maioria não lembra exatamente em que ano ocorreu um fenômeno com estas proporções durante o mês novembro.
No município de Pindoba, localizado na região Leste de Alagoas, o fim da tarde deste domingo foi marcado por uma tempestade com fortes ventos e chuva de granizo. O fenômeno assustou os moradores e danificou telhados de casas.
A moradora Kelly Freire contou que no começo da tarde chovia forte e relampejava. Ela disse que, por volta de 16h, o granizo começou a cair. “Nunca tinha visto cair granizo aqui na cidade. Foi um susto muito grande. As pessoas que estavam na rua começaram a correr assustadas”, relatou a moradora.
Segundo a moradora Maria Teresa Fidelis, as pedras de gelo caíram por cerca de 20 minutos e algumas casas ficaram com o telhado quebrado. “A chuva forte com raios já assustou, mas quando ouvimos o barulho das pedrinhas caindo ficamos com medo”, disse Maria.
Em Maceió, vários bairros ficaram alagados. A Defesa Civil Estadual informou que as equipes estão em alerta fazendo o monitoramento das regiões onde ocorrem as chuvas. Vários bairros da capital alagoana e em cidades do Litoral Norte, Litoral Sul e Zona da Mata alagoana tiveram alagamentos.
O coronel Paulo Marques, da Defesa Civil, disse que a informação da análise meteorológica indica que as chuvas são causadas por nuvens que devem se dissipar nas próximas horas. “Mesmo assim vamos nos manter em estado de alerta”, completou.
Para as próximas horas a previsão e de mais chuva composta por relâmpagos e trovões no Litoral Sul e Norte. Em Maceió, a previsão é de chuva de até 15 mm para esta segunda-feira. E em Pindoba, onde caiu granizo, faz sol com muitas nuvens durante o dia e períodos nublado, com chuva a qualquer hora. Segundo o ‘Clima Tempo’, a chuva pode atingir também o Sertão e o Agreste do Estado nesta segunda-feira.
Da redação com informações do G1 AL