Acompanhar as mudanças tecnológicas é um dos grandes desafios do profissional de Ciências da Computação. Para ele, é importante ter a curiosidade e facilidade de absorver novas tecnologias como diferenciais na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, cuja média salarial é de R$ 5 mil.
“Como é uma área onde as ferramentas e tecnologias de trabalho mudam muito rápido, é necessário que o profissional da Ciência da Computação esteja sempre se atualizando. Logo, ter autonomia de estudo é fundamental. Atualmente, o segmento que tem melhor remuneração é o da Data Science ou Ciência de Dados. Este segmento trabalha na análise dos dados de um negócio para que se possa extrair insights relevantes para esse negócio”, diz o analista de sistemas e professor Aldo Moura, do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco).
Ele ainda destaca que para além da graduação como bacharel em Ciência da Computação, o mercado exige conhecimento intermediário da língua inglesa e experiência nas tecnologias mais recentes.