Cursos da UFAL em Santana do Ipanema são bem avaliados pelo MEC

04 fev 2015 - 00:23


Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

No final de janeiro, a coordenação do curso de Ciências Econômicas da Unidade Santana do Ipanema da UFAL recebeu o resultado da avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Num conceito de 0 a 5 (excelência), o curso recebeu nota 4. Em avaliação também no ano passado, Ciências Contábeis, o outro curso da unidade, recebera o mesmo conceito.

Atual coordenador do curso de Economia, o professor Flávio José Domingos avaliou que o resultado demonstrou a força dos três segmentos que conformam a unidade, professores, técnicos administrativos e estudantes, que participaram do processo.

O resultado também foi comemorado pelos estudantes. Para Railma Alencar, coordenadora geral do Centro Acadêmico de Economia, a avaliação é o reflexo da realidade da unidade em que, apesar das dificuldades enfrentadas desde o início do processo de interiorização, há quatro anos, percebe-se que a UFAL trouxe mudanças significativas para a realidade local.

Ainda assim, um dos problemas da unidade é a evasão dos estudantes, reflexo da região de vulnerabilidade socioeconômica em que está Santana do Ipanema, apesar de uma série de projetos com bolsas estimulados pela universidade. “Agora, diante de uma boa nota, o que reflete em maior credibilidade ao curso, esperamos que o problema de evasão seja a cada período minimizado, que os discentes se sintam motivados a continuar no curso e que isso incentive a entrada de novos estudantes e a permanência dos mesmos na unidade”, afirmou Railma.

Um dos problemas do curso apontados no relatório foi a falta de estrutura própria para a universidade, algo indicado tanto por Flávio como por Railma como um dos aspectos a serem melhorados para um funcionamento mais adequado dos cursos. As obras para a sede da UFAL em Santana do Ipanema devem começar em 2015, já que o processo de licitação foi concluído em dezembro do ano passado.

Além disso, o coordenador do curso aponta a necessidade de mudanças pedagógicas. “Em curto prazo a principal ação é que o Núcleo Docente Estruturante, que um conjunto de professores encaminhe um debate mais contundente sobre a renovação do projeto pedagógico do curso”, disse Flávio.

O primeiro semestre letivo de 2015 na Unidade de Santana do Ipanema da UFAL começa no dia 23 de março. No momento, estão sendo realizadas as matrículas para os estudantes aprovados via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que podem estudar em cursos com conceitos melhores que a maioria dos cursos nordestinos em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.

AVALIAÇÃO

As comissões de avaliadores externos são compostas por professores de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, devidamente selecionados e capacitados para compor o Banco Nacional de Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). O conceito permanente serve como referência para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país.

Antes das visitas das Comissões de Avaliadores do MEC, as coordenações de curso preenchem formulários eletrônicos, na plataforma e-MEC, detalhando as informações de cada curso nas três grandes dimensões que são objeto de avaliação: organização didático-pedagógica, que engloba projeto pedagógico e atividades acadêmicas; corpo social, que são os docentes e técnicos; e infraestrutura, observando salas de aula e permanência, laboratórios, equipamentos, etc.

Por Anderson Santos / UFAL Santana do Ipanema

Notícias Relacionadas:

Comentários