Meta da capacitação é beneficiar 67.884 estudantes e 452 escolas.
Numa parceria entre os Ministérios da Educação (MEC) e do Esporte, cerca de 70 voluntários participaram, na semana passada, no auditório da escola estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios, do curso de extensão Esporte da Escola/Atletismo e múltiplas vivências esportivas.
Esta foi a segunda turma formada em Alagoas, beneficiando 61 unidades de ensino e 4.272 alunos das escolas públicas de Palmeia dos Índios, Tanque D’Arca, Igaci, Estrela de Alagoas, Major Isidoro, Maribondo e Quebrangulo.
De acordo com a coordenadora do programa pelo Ministério do Esporte, Lorena Vilar, o programa faz parte de uma política da educação integral, com uma meta de formar mais de 600 monitores voluntários, beneficiando 67.884 estudantes e 452 escolas em todo Estado. A primeira formação do programa aconteceu em Maceió, em agosto deste ano.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até então, mas pretendemos contemplar todos os municípios alagoanos a partir de 2015. Nosso objetivo é divulgar e propiciar múltiplas vivências, ampliando conhecimentos e otimizando os espaços e as práticas, a exemplo da dança, das brincadeiras rítmicas. A intenção é que, na ponta, esses monitores possibilitem aos estudantes essa proposta de acesso. Pretendemos agregar autoconhecimento, qualidade de vida e também a educação física curricular”, explica.
Ainda segundo a coordenadora, as novas adesões ao programa, realizadas a partir do preenchimento do Plano de Atendimento no Sistema PDDE Interativo, ainda não estão abertas para 2015.
A secretária Municipal de Educação de Palmeira dos Índios, Aparecida Costa, responsável por sediar o evento, destacou a importância da parceria, bem como os benefícios trazidos para a região. “Nossa adesão ao programa visa ampliação do conhecimento dos profissionais e melhorar as práticas em sala de aula, possibilitando ao aluno desenvolvimento físico e social. Além dos ensinamentos, eles trouxeram opções de materiais que enriquecerão as aulas”, ressalta.
Inovação, segurança e empreendedorismo
Para os monitores presentes, a formação trará amplos benefícios, pessoais e profissionais, mas, sobretudo, inúmeros desafios. É o que afirma o monitor de educação física da escola estadual Professora Elza Soares Cavalcante, em Quebrangulo, Bruno Nonato.
“Viemos em busca de conhecimento, novas ideias e perspectivas. Pela variedade cultural, níveis de escolaridades e estruturas físicas, precisamos sempre inovar, para atender aos diferentes públicos. Foi muito gratificante participar desta formação. Estou ansioso para levar essas práticas aos meus alunos”, declara.
Outro resultado positivo apontando pelos participantes é a segurança proporcionada no desenvolvimento das práticas, como revela o monitor voluntário e estudante de educação física, Natercio Roldão.
“O curso trouxe conhecimento sobre as inúmeras formas de desenvolver aulas práticas e sair da rotina, do comum. Isso, sem dúvida, proporciona mais segurança ao professor para o desenvolvimento destes conteúdos em aula”, destaca.
O experiente professor de educação física e voluntário numa escola de futebol do povoado Capelinha, em Major Isidoro, Evânio Lopes, afirma que as lições aprendidas serão levadas para sua vida e para seus alunos.
“Saímos totalmente do tradicional nestes dias. As práticas ensinadas serão levadas aos meus alunos e servirão de base para seu futuro. A maioria deles são crianças com poucas oportunidades, mas muita vontade de vencer”, afirma.
Por Manuella Nobre / Agência Alagoas