Curso capacita agricultores para realizar inseminação artificial em bovinos

15 abr 2013 - 16:06


Foto: Ascom Seagri

Foto: Ascom Seagri

Um grupo formado por 12 agricultores familiares será capacitado para realizar inseminação artificial em bovinos e, com isso, obter crias de melhor qualidade genética, com maior capacidade para produção de leite e de carne.

O treinamento, que começa nesta terça-feira (16) e segue até sexta-feira (19), no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, é realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e faz parte do Programa Alagoas Mais Leite, um dos projetos do Alagoas Tem Pressa.

Todos os agricultores capacitados são de comunidades atendidas pelo Programa Alagoas Mais Leite, onde a Seagri desenvolve ações para organização dos produtores por meio do associativismo, melhoria da qualidade do leite, incentivo à produção de forragem para nutrição animal, gestão da unidade rural e melhoramento genético do rebanho.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, os agricultores, após o treinamento, fazem a inseminação em seus próprios animais, com os equipamentos cedidos por meio do programa, que disponibiliza também sêmen de touros de alto valor genético. “Em algumas propriedades, as crias que já nasceram apresentam características melhores do que as matrizes. Com isso, esperamos melhorar a qualidade do rebanho”, destacou o superintendente.

O curso de inseminação artificial tem a parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e conta com uma parte teórica, na qual é explicado como funciona o aparelho reprodutor bovino. Depois, há a análise de uma peça de matadouro; em seguida um treinamento com manequins e, por último, uma simulação de inseminação em animais vivos. Os instrutores são os veterinários Rogério Madeiro e Ubaldo Soutinho.

Por Ascom Seagri

Notícias Relacionadas:

Comentários