O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), usou o twitter para anunciar a entrada de uma nova polêmica no Congresso Nacional. O anúncio acontece neste domingo (31), quando o presidente disse que ainda neste mês ele e seus pares começa a analisar e votar o projeto que analisa a redução da idade penal de 18 para 16 anos.
Aproveitando a rede social o deputado mandou o recado. “A próxima polêmica após a conclusão da reforma política será a redução da maioridade penal, que votaremos até o fim de junho em plenário”, disse. O espaço na internet também foi aproveitado para rebater algumas críticas, recebidas nos últimos dias. O presidente afirmou que a Câmara não vai ficar refém dos que “não querem que nada que os contrariem seja votado”.
Ele sugeriu que o PT será derrotado no embate sobre a redução da maioridade penal. “Além dessa polêmica (da reforma), teremos ainda muitas outras, já que não vamos deixar de levar à votação matéria porque um grupo do PT não quer”, provocou. “O PT não quer a redução da maioridade e acha que todos têm de concordar com eles.”
Por fim Cunha também disse que irá sugerir a realização de um referendo para decidir sobre a redução da idade penal para 16 anos. A proposta será para que a consulta seja realizada junto com as eleições municipais de 2016. “Tenho absoluta convicção que a maioria da população é favorável”, afirmou.
Da Redação com Conteúdo Estadão