Com foco na integração para construção de políticas eficientes para as crianças, a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, foi uma das mediadoras do Gazeta Summit, evento promovido pela Organização Arnon de Mello (OAM), que aconteceu nesta segunda-feira (29), no Centro de Convenções de Maceió.
Com o tema “Primeira Infância: políticas integradas para a construção do futuro”, o Summit Gazeta reuniu especialistas, parlamentares e gestores públicos para discutir o futuro das crianças em Alagoas.
Segundo Caroline Leite, o evento foi uma oportunidade de discutir ações eficientes entre o poder público e privado com foco na melhoria de vida das crianças alagoanas. “Esse evento é um marco em Alagoas por reunir tantas personalidades e profissionais importantes para a primeira infância num âmbito nacional e geral. Juntos estamos debatendo políticas eficientes e transversais, que consigam alcançar e melhorar a vida das nossas crianças. No governo de Alagoas já estamos trabalhando dessa forma, com políticas que se complementam entre as secretarias estaduais”, disse.
A secretária foi responsável por mediar o painel “Saúde Integral na Primeira Infância”, que contou com a presença de Daniel Becker, pediatra e ativista da primeira infância. O médico deu um panorama geral sobre violência infantil através dos índices do país, assim como outras problemáticas como alimentação, desnutrição, sono, entre outros assuntos. A mesa contou também com o médico pediatra e coordenador geral da Rede Estadual da Primeira Infância, Cláudio Soriano.
DEBATES
A programação começou com o primeiro painel, que teve como tema “Política nacional integrada para a primeira infância e a construção do plano estadual”, com Cláudia Vidigal, representante no Brasil da Fundação Van Leer; Karina Fasson, gerente de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Paula Dantas, secretária de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio; e a idealizadora do CRIA e conselheira do Tribunal de Contas, Renata Calheiros.
O evento também contou com uma mesa sobre Educação, com o deputado federal Rafael Brito entre os palestrantes; o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro Santos, e João Marcelo, gerente de Pesquisa e Inovação do Instituto Unibanco. O painel foi mediado pela gerente de Projetos no PNUD/ONU, Mayra Almeida.
Outro debate foi relacionado a assistência social. O painel foi mediado pela secretária de Assistência Social do Estado, Katia Born, com as exposições da coordenadora da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Solidade Menezes; do juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, Ygor Figueiredo; do deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Bruno Toledo; e da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenadora do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), Telma Toledo.
A ex-reitora da Ufal e ex-secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea; a coordenadora do Plano Municipal da Primeira Infância de Pão de Açúcar, Maria das Graças; e a especialista e consultora em Educação Pública e Direitos Humanos de Crianças e de Adolescentes, Rita Ippolito. O painel foi mediado pela oficial em Saúde e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Juliana Vergetti
VISITA
Promovendo os equipamentos estaduais, no fim do Summit os palestrantes foram convidados para uma visita técnica na creche Cria Grota do Cigano para conhecer a estrutura do equipamento. Na ocasião, receberam orientações sobre os espaços da creche e como ela é essencial na formação das crianças, entendendo como cada cômodo da creche é pensado e estruturado.