Correios de AL realizam exposição em comemoração ao Dia do Selo

31 jul 2013 - 08:56


No próximo dia 1º, público poderá conferir acervo de mais de 4 mil selos. Mostra será promovida em parceria com colecionador alagoano.

Foto: Reprodução TV Gazeta

Foto: Reprodução TV Gazeta

Na quinta-feira, dia 1º de agosto, será o Dia Nacional do Selo. Para comemorar a data, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) de Alagoas, em parceria com um colecionador, organizou uma exposição que contará um pouco da história do Brasil através dos selos.

Um selo de Duque de Caixas foi o primeiro de uma coleção de quatro mil. O acervo começou a ser montado há quarenta e nove anos. “Eu tinha por volta de dez anos. Esse selo foi um presente que minha mãe ganhou. Veio com uma fotografia de Duque de Caxias. Foi quando ela me deu o incentivo de começar a guardar”, conta o colecionador José Bilu, um apaixonado por esses pequenos símbolos que contam muito da história e da cultura do país.

Na exposição, há 200 exemplares. Entre eles, imagens de papas homenageados, em uma edição especial sobre o vaticano. Alagoas também está presente nas homenagens, com Pierre Chalita e a Major Elza Cansanção.

O filatelista nos confidencia que ainda manda cartas e, desta forma, aumentou muito a sua coleção. Não só os selos são guardados por tantos anos. “Eu guardo o selo e a correspondência, porque é uma parte da história e a gente tem que ter memória. Um povo sem memória é um povo que não tem nada. Tem que ter a história”, afirma o colecionador.

De acordo com a diretoria dos Correios, o hábito de mandar cartas representa uma parcela quase insignificante do faturamento. O valor é outro.

 “Você recebe uma correspondência e junto com o selo vai o envelope, que também fica personalizado. Você acrescenta uma rosa, um perfume, tudo aquilo que dá vida à correspondência, então ela traz uma emoção maior, ela deixa de ser uma carta e passa a ser a carta”, diz José Carlos Bastos da Rocha, diretor dos Correios em Alagoas.

As gerações que nunca se corresponderam por cartas poderão ver nos selos um pouco da magia desta maneira de se comunicar, além de aprender mais sobre este pedacinho de papel que desde o império participou da história do Brasil. “Fizemos primeiro para homenagear o Imperador Dom Pedro II e depois outros vários. Tivemos um selo muito importante na comemoração dos 400 anos do Descobrimento do Brasil”, revela o diretor.

Em comemoração à data, o Correios lançará ainda uma reprodução do primeiro selo brasileiro, impresso em 1843, o olho de boi. A exposição ficará aberta ao público até o próximo dia 28 na Sede dos Correios, localizada na Rua do Sol, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

Do G1 com TV Gazeta

Notícias Relacionadas:

Comentários