Conselho visita HGE e constata avanços no atendimento e estrutura

26 ago 2014 - 11:19


Integrantes da entidade representativa das Secretarias de Saúde afirmam estar satisfeitos com estruturação e aquisição de equipamentos.

Foto: Olival Santos

Foto: Olival Santos

Nesta segunda-feira (25), a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Normanda Santiago, e a vice presidente, Michelle Oliveira, estiveram no Hospital Geral do Estado (HGE) para uma visita técnica. O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, e a diretora do HGE, Verônica Omena, acompanharam a visita e mostraram as mudanças efetuadas na unidade e que têm contribuído para uma melhoria no atendimento.

O HGE é o único hospital aberto referência em traumas e queimados de Alagoas, o que acarreta um grande fluxo de pacientes oriundos de todos os municípios do estado.

Durante a visita, Normanda Santiago afirmou que houve redução de reclamações relacionadas à superlotação da unidade, que é referência para praticamente todo o Estado. Ela conversou com pacientes para saber se os atendimentos estavam sendo realizados e ficou satisfeita com o que ouviu.

“Fiquei satisfeita diante da estruturação, aquisição de equipamentos e oferta de serviços como ortopedia e cardiologia, além do trabalho focado na humanização da unidade, tão importante para nossa população. Queremos que o HGE continue crescendo e sendo dotado de infraestrutura, porque ele oferece uma gama de serviços fundamentais para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde em Alagoas”, afirmou.

Normanda disse que já visitou o hospital na condição de usuária e que vê melhorias no atendimento. “Verifiquei que os atendimentos deram um salto de qualidade, refletido diretamente na ausência de macas nos corredores e na redução substancial do número de reclamações por parte dos secretários municipais de saúde”, declarou.

A vice-presidente do Cosems, Michelle Oliveira, destacou o empenho da Sesau em organizar o HGE. “Esperamos que continue crescendo e sendo dotado de toda a infraestrutura para atender à população. O HGE é uma unidade estratégica que necessita de constante investimento para conseguir suprir a demanda dos pacientes”, afirmou.

Leitos de retaguarda

Para o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, as ações da saúde voltadas para a melhoria da qualidade no atendimento no Hospital Geral do Estado vêm surtindo efeito. “A ideia é acompanhar de perto as unidades de saúde. Queremos verificar as dificuldades enfrentadas e agilizar medidas que garantam a qualidade dos serviços prestados à população”, disse.

De acordo com Villas Bôas, o aumento dos leitos de retaguarda, maior apoio e financiamento aos municípios, as melhorias de infraestrutura e condições de trabalho aos profissionais têm contribuído para ofertar um atendimento qualificado.

“Essas são ações que estão sendo colocadas em prática e que vêm trazendo resultado positivo no HGE. É só observar os corredores vazios. Mas, é um trabalho constante, e nossa luta é exatamente esta, proporcionar um atendimento de qualidade humanizado aos pacientes”, acrescentou.

A diretora do HGE, Verônica Omena, ressaltou que as ações internas têm sido intensificadas para garantir que as pessoas não fiquem nos corredores. “Nosso objetivo é tornar este padrão de atendimento algo contínuo. Estamos melhorando a assistência e levando qualidade e conforto às pessoas que procuram esta unidade hospitalar.”

Os gestores e técnicos percorreram a nova ala, Unidade Hospitalar Especializada Irmã Dulce, Pediatria, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), área Azul, enfermarias, além da Ortopedia e das instalações do novo tomógrafo, o mais moderno do Nordeste, capaz de realizar 128 cortes e com pacotes cardíaco, neurológico e de fígado.

Por Neide Brandão / Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários