O Conselho Tutelar da 7ª Região, no Tabuleiro do Martins, flagrou um adolescente de 14 anos preso em uma casa de cachorro no Conjunto Santos Dumont, em Maceió. O garoto – que sofre com problemas psiquiátricos – era mantido no local pelo irmão e pelo pai, conforme denúncia. Nesta sexta-feira, conselheiros notificaram o responsável pelo menino e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, para transferi-lo para um hospital psiquiátrico.
O caso foi descoberto depois que vizinhos denunciaram supostos maus tratos sofridos por J.E.A.S., de 14 anos. Conselheiros foram até a casa do acusado e flagraram o menor sendo mantido em cárcere. “Quando o irmão mais velho da vítima percebeu que estávamos lá, ele retirou o adolescente da casa de cachorro. Questionado por nossa equipe, ele alegou que estava apenas dando banho na vítima”, informou o conselheiro Arildo Alves de Souza.
O pai do adolescente, José Cícero, 44 anos, que é operador de máquinas agrícolas, negou que mantenha o filho na casa de cachorro. Ele explicou que mantém o adolescente lá “apenas quando ele está agitado”. Segundo José Cícero, “não há condições” de deixar a criança “solta” durante crises.
Ele informou ao Conselho Tutelar que tenta, há anos, aposentar o filho, mas que, até agora, não conseguiu êxito.
Os conselheiros informaram que vão elaborar um relatório e encaminhar ao Juizado da Infância e da Juventude de Maceió, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. O pai do adolescente poderá responder por maus tratos, de acordo com o Conselho. A criança deve ser transferida para um hospital psiquiátrico ainda nesta sexta-feira.
Por Gazetaweb
