Conselho Municipal de Saúde alerta para possível fechamento do Hospital em Santana

22 jul 2016 - 09:35


Segundo informações do CMS, o Poder Executivo Municipal tem sinalizado que deverá assumir o controle administrativo do hospital.

Conselho chamou reunião para debater o assunto (Foto: José Malta / Portal Maltanet)

Conselho chamou reunião para debater o assunto (Foto: José Malta / Portal Maltanet)

Integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) da cidade de Santana do Ipanema convocaram uma reunião nesta quinta-feira (21) para debater a polêmica envolvendo a gestão do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo.

A preocupação do colegiado é que ocorra um possível fechamento da unidade, devido a proximidade do término do contrato com a atual empresa gestora da unidade, o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (IPAS). O acordo se vence no próximo dia 31.

Além de membros do Conselho estiveram presentes representantes de clubes de serviço, associações comunitárias, usuários do sistema de saúde, vereadores do município sertanejo, entre outras pessoas.

Segundo informações do CMS, o Poder Executivo Municipal tem sinalizado que deverá assumir o controle administrativo do hospital. A iniciativa contraria as posições e resoluções já expostas pelos conselheiros. Em documentos anteriormente divulgados eles exigiam a abertura de um processo licitatório.

Na reunião desta quinta, inúmeras pessoas usaram da palavra e corroboraram a posição do Conselho. Um deles foi o médico José Avelar Alécio, funcionário público e que atua na atenção básica do município. O profissional criticou a inércia do secretário municipal de Saúde em todo o processo junto aos envolvidos.

Após falas de outros envolvidos na reunião, foi decidido continuar o manifesto para que a Prefeitura prorrogue o contrato com o IPAS e faça a imediata abertura de processo licitatório. A presença do governador Renan Filho nesta sexta-feira (22) em Santana poderá ser mais uma oportunidade para o assunto entrar em pauta.

Por Lucas Malta / Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários