Conselho Federal da OAB chega a Alagoas para investigar irregularidades

19 nov 2012 - 11:44


Conselheiros federais da Ordem dos Advogados dos Brasil já estão em Alagoas para investigar a denúncia de supostas irregularidades na campanha para a presidência da Ordem no Estado, cujo pleito está previsto para ocorrer na próxima sexta, dia 23. As denúncias veiculadas na última semana dão conta de uma negociação envolvendo pagamento de anuidades para advogados inadimplentes em troca de votos.

O áudio da conversa, cuja autoria é desconhecida, foi entregue à Polícia Federal pelo candidato Welton Roberto, que pediu abertura de processo de investigação. Já o presidente da Ordem, Omar Coelho, que participou da conversa, atesta a veracidade do áudio, mas alega manipulação do conteúdo. O próprio Coelho solicitou a presença do Conselho Federal.

Em contato com a assessoria da seccional em Alagoas, a reportagem do Alagoas24Horas foi informada que os conselheiros Ulisses César Martins de Souza (MA), Luiz Cláudio Allemand (ES) e Francisco Fayad (MT) se encontram em reunião na presidência da entidade. Os conselheiros deverão apurar as denúncias contra a chapa da ‘situação’, além de avaliar se o pleito foi maculado. Ainda não há informações oficiais sobre o adiamento da votação.

Na noite deste domingo, 18, o vice-presidente da chapa encabeça por Rachel Cabús, Paulo Brêda, anunciou sua renúncia, segundo ele, por não compactuar com a forma como a campanha está sendo conduzida pelos candidatos. O candidato a conselheiro estadual, Adriano Argolo, também renunciou à sua candidatura.

Em entrevista coletiva para apresentar Átila Machado como seu novo vice, Rachel disse entender a postura dos companheiros de chapa, que demonstram “repulsa ao ardil (gravação), à agressão à OAB e aos advogados alagoanos”. Cabús disse ainda que sua candidatura se manterá forte.

Alagoas24horas

Comentários