Conselheiros elegem membros da nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde em Santana do Ipanema

05 nov 2013 - 14:45


Aclamado pela maioria, Silvânio de Oliveira Silva foi empossado como presidente, Marco Calderon, como vice e Jaudiran Pereira ficou a cargo da secretaria executiva.

Foto: Alagoas na Net

Foto: Alagoas na Net

Foi realizado na manhã desta terça-feira (5), no auditório da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, uma reunião com os integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) da cidade. A cerimônia teve por objetivo eleger a diretoria do referido Conselho, escolhida pelos próprios membros, que terá como mandato o biênio 2013/2014.

Além dos conselheiros, participaram da reunião, como integrantes de uma mesa de honra, o prefeito Mário Silva, a secretária municipal de Saúde, Petrúcia de Matos, o presidente da Câmara de Vereadores, José Vaz, além do ex-presidente do CMS, na gestão anterior, José Ferreira Souza (Ailton da Ambulância, que também é membro do atual conselho).

Antes da votação, o gestor municipal fez questão de destacar a satisfação em estar participando do processo, mas também lamentou a infelicidade que o mesmo não ter sido realizado no período adequado, que fora o mês de março.

“Eu não desejo que os conselheiros estejam lá para encobrir algo de errado, pelo contrário, quero que os mesmos trabalhem para o bem do nosso município, e se tiver algo a que se deva fazer que o faça”, relatou Mário Silva.

Após o pronunciamento do prefeito, a ex-secretária executiva, Rita de Cássia Oliveira, comandou os trabalhos e guiou os conselheiros para realizarem uma votação aberta e indicarem os nomes que comporia a nova diretoria, formada por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário Executivo.

O servidor efetivo da secretaria municipal de Agricultura, Silvânio de Oliveira Silva, colocou o seu nome a fim de pleitear a vaga de presidente ao lado do diretor Geral do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, Marco Calderon, como vice-presidente e do líder comunitário Jaudiran Pereira, como secretário executivo.

Colocado em votação, dos doze conselheiros, dez votaram a favor da chapa única e dois se abstiveram (as abstenções foram dos membros da Associação Comercial de Santana do Ipanema, Josinaldo Soares e Edson Magalhães).

Aclamado pela maioria, Silvânio foi empossado e em seguida fez seu primeiro pronunciamento aos presentes, onde ressaltou a vontade de trabalhar em parceria com os demais conselheiros: “Estou aqui para trabalhar em prol da saúde, com políticas públicas, e o que for de bom [para Santana], vamos trabalhar para aprovar”, disse o novo presidente do CMS.

Foto: Alagoas na Net

Da esquerda p/ direita: Jauriran, Silvânio e Marco Calderon (Foto: Alagoas na Net)

Chapa única é surpresa

Apesar do resultado quase que unânime, a colocação de apenas uma chapa para votação foi de certo uma surpresa para alguns membros do conselho, isso porque, já se comentava nos bastidores que o conselheiro Edson Magalhães teria intenção de colocar o seu nome para disputar a presidência.

O próprio Magalhães já havia confirmado publicamente o seu desejo de lutar pela presidência do CMS. Durante a audiência pública realizada no último dia 9 de setembro com diretores do Ipas, Edson anunciou que seria candidato, bem como na imprensa local. Contudo, durante a reunião de hoje, o mesmo acabou decidindo recuar e atuar somente na função de membro do CMS.

Após afirmar que não seria candidato, Magalhães citou o artigo 37 da Constituição Federal, onde o advogado acabou alfinetando os presentes com um comentário apimentado, com a intenção de justificar sua decisão: “A administração (…) obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Legalidade e publicidade podemos até ver aqui, mas quanto a moralidade, espero que possamos ter de verdade, pois as vezes notamos que tudo já está bem definido”, finalizou Edson.

Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários