Crianças e adultos aproveitaram as comemorações de hoje (15), em Marechal Deodoro, para brincar e aprender mais sobre as riquezas dos biomas existentes em Alagoas. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) armou uma exposição com frutos secos, sementes e jogos educativos que estimulam a proteção ao meio ambiente, enquanto acontecia o desfile cívico do Dia da Proclamação da República e os despachos do governo do estado.
O Herbário MAC do IMA montou a exposição com amostras de frutos secos de 15 espécies de plantas encontradas principalmente na Mata Atlântica, como o Pau-Brasil, o Ingá-Porco, o Angelim-Pedra, a Sucupira e o Jatobá, entre outros – todos da família das leguminosas . “Eu conheço o Ingá, o Olho-de-Boi, a Sucupira e esse aqui tem lá na praça: caem as folhas todinhas”, comentou Maria Cecília dos Santos, de 65 anos, sobre a Canafístola Rosa.
A estudante Cleiciane da Costa, de 10 anos, buscou um amigo para ele também conhecer as espécies. Ela contou que teve uma “coleção de Olho-de-Boi, um saco cheio com um monte de sementes” que ela usava para brincar e que, no início desse ano, vendeu para um adulto.
A Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa, através da Gerência de Educação Ambiental, montou os jogos educativos. Grandes quebra-cabeças com imagens do manguezal e do ambiente marinho, que envolveram as crianças, os pais delas e no final todos respondiam perguntas sobre a fauna e a flora encontrada naqueles ambientes. Elas ainda brincaram com o jogo da memória sobre o uso consciente da água.
A exposição foi montada na orla de Marechal Deodoro como parte da comemoração ao dia 15 de novembro – Proclamação da República, quando a capital de Alagoas é transferida de Maceió para aquele município.
Por Ascom / IMA