A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, realizou, nessa quarta-feira (7), a 4ª edição da Conferência Territorial de Economia Solidária, em Coruripe.
A mesa de abertura contou com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa e do secretário do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior.
O encontro reuniu representantes de cooperativas, associações, movimentos sociais e governamentais, gestores públicos e representantes da sociedade civil, com o objetivo de discutir o papel da economia solidária no desenvolvimento socioeconômico da região e propor políticas públicas que incentivem e consolidem práticas econômicas solidárias e sustentáveis. A programação contou com apresentações culturais, exposição de produtos das cooperativas, debate e aprovação das propostas prioritárias.
O secretário Adalberon destacou a importância das Conferências para agenda da reconstrução da política de economia solidária. “As conferências são uma grande porta aberta para construir as políticas a partir da escuta da sociedade, uma escuta de quem faz a economia solidária na ponta, sejam os empreendimentos cooperativos, associações, grupos produtivos não formais, sejam as entidades de apoio como as universidades, sejam os órgãos públicos, os gestores públicos para colocar todos em uma mesma sintonia de reconhecer e de compreender o papel e a importância da economia solidária como instrumento de desenvolvimento socioeconômico para o estado de Alagoas”, afirmou.
Durante o encontro, o vice-governador Ronaldo Lessa ressaltou que Alagoas segue empenhada em aprofundar os estudos que venham a contribuir com a economia solidária. “Seguimos desenvolvendo ações para ajudar na construção de políticas públicas de forma transversal, de modo a fortalecer o setor, inclusive através da Câmara de Estudos Políticos, que terão continuidade com a participação efetiva e fundamental da Sedics”.
As Conferências Territoriais antecedem a Conferência Estadual, que vai ser realizada em dezembro, e a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária, agendada para abril de 2025.
Também foram realizadas Conferências em Delmiro Gouveia e Maragogi.