“Concertos para Maceió” leva música erudita e canto coral para periferia

27 set 2013 - 07:12


Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

De setembro a novembro a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), realiza os “Concertos para Maceió”. A ação levará shows da orquestra Ero Dictos e do Coral do Instituto Federal de Alagoas (Coretfal) para diversos bairros possibilitando acesso gratuito da população à música erudita e ao canto coral. A primeira apresentação acontece sábado, dia 28, a partir das 17h, na Praça do Mirante, no Jacintinho.

O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, explica que a ideia do projeto nasceu a partir do sucesso do “Concerto para as Mães”, realizado em maio passado. “Foi gratificante ver a multidão que se reuniu silenciosa para assistir ao espetáculo de música erudita”, justifica.

As apresentações nos bairros obedecerão ao mesmo formato estabelecido para a Praça de Multieventos no Dia das Mães. “Vamos garantir a mesma estrutura de palco, som e cadeiras para a platéia. Tudo como manda o figurino”, garante Vinicius Palmeira.

Segundo o presidente da FMAC, é preciso romper com o paradigma que a maioria da população não gosta de música erudita. “Cultura é direito de todos e precisamos garantir que a população dos bairros periféricos tenha acesso à boa música”, afirma.

Os espetáculos

A orquestra Ero Dictus apresentará o Concerto In Classic contando com o talento de 18 coralistas e 10 instrumentistas de cordas, liderados pela pianista Oriêta Feijó.

O Coretfal entra em cena com o espetáculo litero-musical Baião de Dois – um tributo a Luiz Gonzaga, que envolve 32 cantores e alia ao canto coral, elementos da dança, teatro, poesia e muita música. No repertório, músicas de autoria de Luiz Gonzaga e parceiros, como Légua Tirana e Assum Preto (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga), além de outras que remetem a presença do Nordeste no universo cultural brasileiro. Xaxados, xotes, forrós, maracatus, lundus, toadas e baiões serão apresentados na forma de canto coral, com coreografias e cenários que destacam a importância desses ritmos na formação da Música Popular Brasileira

Da Assessoria

Comentários