Uma comitiva do governo de Alagoas, composta por equipes do Instituto de Tecnologia (Itec), da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), visitou o estado do Piauí nesta quarta-feira (19), para conhecer o portfólio de soluções em tecnologia e detalhes da modernização da administração pública estadual da Empresa de Tecnologia da Informação (Etipi), que vem se destacando nacionalmente na pauta da tecnologia e transformação digital.
O diretor de Serviços de Tecnologia da Informação e Telecomunicação do Itec, Juliano Farias, compôs a comitiva alagoana junto com o superintendente Jurídico, Bruno Tavares. “Tivemos a oportunidade de conhecer de perto a tecnologia e a metodologia de trabalho da Etipi na entrega de serviços públicos ao cidadão, que se destacam como um verdadeiro case de sucesso. Além disso, exploramos em detalhes a transformação da Etipi em uma empresa pública de referência, entendendo toda a jornada desde o lançamento da plataforma até os dias atuais”, ressaltou Juliano Farias.
Segundo ele, essa experiência proporcionou aos alagoanos insights valiosos sobre como Alagoas pode aplicar esse conhecimento para economizar tempo na implementação de serviços públicos online 100% digitais, que tragam maior comodidade aos nossos cidadãos. “Estamos convictos de que a colaboração entre nossas equipes pode gerar frutos significativos, beneficiando diretamente os alagoanos”, finalizou o diretor.
A imersão tecnológica iniciou pela manhã, em visita ao Hub de Inovação do Piauí, com a participação do secretário de Estado de Inteligência Artificial, André Macêdo, que fez uma explanação geral sobre a governança digital, apresentando como foi montada a estrutura de ações ligadas à tecnologia no Estado.
“Estamos recebendo a comitiva do Governo de Alagoas para falar do modelo de transformação digital do Piauí, contar todo o histórico do nosso modelo de gestão estadual, passando pelas iniciativas que geraram a criação da Secretaria de Inteligência Artificial e também apresentar um pouco das diretrizes de desenvolvimento de longo prazo”, declarou.
Os desenvolvedores de sistemas da Etipi e outras equipes técnicas mostraram o funcionamento da plataforma de governo digital e a sua eficiência em aproximar cidadão e governo.
O presidente da Etipi, Ellen Gera, afirmou que esse é um momento oportuno para a tecnologia desenvolvida no estado. “Estamos muito satisfeitos em compartilhar nossas experiências e aprendizados com a comitiva de Alagoas. Esse é um momento muito oportuno, onde a troca de conhecimentos fortalece nosso compromisso com a inovação contínua e a melhoria dos serviços públicos”, afirmou.
Durante a visita técnica às instalações da Etipi, a comitiva alagoana conheceu o principal Data Center do Governo, modelo Tier 3, instalado na Etipi e com certificação nacional pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A agenda foi encerrada com reuniões técnicas e tratativas institucionais entre os dois estados nordestinos.