Comitê gestor municipal do Brasil Sem Miséria é formado em Santana do Ipanema

02 jul 2013 - 18:36


AscomO município de Santana de Ipanema formalizou na tarde da última segunda-feira (1), o comitê gestor municipal do Programa do Governo Federal “Brasil Sem Miséria”. O Programa busca Promover o desenvolvimento regional por meio da inclusão de famílias em situação de pobreza extrema na Rota do mel do Baixo São Francisco. Esse é o objetivo das ações de inclusão produtiva, área de apicultura. Estas ações são executadas em Alagoas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba –Codevasf.

Comitê Gestor

Em reunião, foram escolhidos 11 membros –representantes de diversos seguimentos da sociedade- para compor o comitê municipal. O colegiado será coordenado pelo representante de Poder Público Municipal e Secretário Municipal de Agricultura, Luiz Carlos. Entre as atribuições do comitê estão apoiar a Codevasf na execução das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e acompanhar a equipe técnica da companhia durante a realização de visitas a beneficiários. Os membros do comitê terão ainda como competência definir a inclusão ou exclusão de beneficiários nas ações do Plano, observando os critérios do Comitê Gestor Nacional do plano.

Benefícios

As famílias beneficiadas receberão da Codevasf kits de apicultura que estão divididos em dois tipos: familiar e comunitário. O kit familiar inclui itens como colmeias, equipamentos de proteção individual,cera de abelha e fumegadores. No kit comunitário constam equipamentos como mesas desoperculadoreas, centrífugas, decantadores, freezers horizontais para armazenamento de pólen e seladora à vácuo, bem como a implantação de casas de mel e de unidades beneficiadoras de pólen e de cera.

Para serem beneficiadas por essas ações, as famílias devem fazer parte do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadUnico) e ter renda per capita de até R$ 70,00, conforme os critérios do Plano Brasil Sem Miséria, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Participaram da reunião: Representantes da Secretária Municipal de Agricultura, Banco do Brasil, Associação Comercial, associações de produtores rurais de Santana do Ipanema, Adeal e Codevasf.

Ricardo Chagas – Ascom – PMSI – Com: www.codevasf.gov.br

Notícias Relacionadas:

Comentários