Com um mês funcionando, como está a SMTT de Santana do Ipanema? Chefe do órgão de transito da cidade informa que até outubro as equipes devem trabalhar numa ação mais de conscientização.

07 ago 2017 - 06:17


Agentes já estão nas ruas todos os duas (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Passado o mês festivo de julho, período em que Santana do Ipanema promove tanto a famosa Festa da Juventude, quanto a tradicional Festa da Padroeira, volta a funcionar habitualmente o trânsito do município. E por falar em trânsito, agora, a cidade conta com o trabalho da tão esperada Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), reinaugurada no dia 7 de julho.

É… hoje já completamos um mês de funcionamento do órgão e em busca de saber como está funcionando efetivamente, o site Alagoas na Net conversou com o responsável pela autarquia municipal, o superintendente José Antônio Campos, o popular Xogoió.

Ele falou sobre o efetivo de servidores, equipamentos, rotinas da semana e o que toda a equipe já encontrou de problemas nesse período.

Com sua cautela que lhe é característica, Xogoió ressaltou que a SMTT ainda está em fase de análise dos problemas da cidade. “Nesse momento estamos resolvendo pontos de abusos, orientando, tentando tirar algumas coisas malfeitas. Tudo dentro de um prognóstico de orientação. A autuação ela só é inevitável quando acontecer absurdos”.

De acordo com o superintendente essa sistemática deve prevalecer até o mês de outubro. “Acho que três meses é mais que o suficiente para um trabalho de orientação. A partir daí vamos autuar tudo o que tiver de errado, assim como determina a lei”, explica ele.

Sobre o efetivo da SMTT, além de Xogoió no comando, também estão o diretor José Luiz e o coordenador Major Gusmão. Quanto à equipe de campo, atualmente são 12 agentes, todos policiais aposentados. Entretanto, o superintendente adianta que irá receber mais seis agentes. “Vamos retornar com alguns que estavam no passado, que são funcionários efetivos do município”.

Superintendente falou do funcionamento (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

E as rotinas?

Em relação às patrulhas do dia-a-dia, ele informa que SMTT já conta com três agentes rodando em motos e duas equipes circulando com as caminhonetes. Quando perguntamos em quais pontos da cidade as equipes estão tendo maior atenção ele diz: “Tudo! Pra você ter uma ideia até em Areias já iniciamos algumas rondas. Não há local que não mereça nossa atenção”, assegura.

Também indagamos ao superintendente o que eles já encontraram como maiores problemas no trânsito. “A gente notou que o pessoal de moto está dirigindo em um risco total. Ultrapassagem pela direita, em faixa contínua, conduzindo com excesso de passageiros. Já para os carros, os maiores problemas são estacionamentos irregulares. O negócio está feio”, alertou Xogoió.

Sinalizações e mudanças no trânsito

Além da própria SMTT, o Chefe da SMTT de Santana destaca outra preocupação que ele a própria gestão municipal estão em análise. Trata-se da sinalização da cidade. “Temos quase nenhuma na cidade. Estamos aguardando chegar um estudo de engenharia para começar a aplicar essa sinalização”, disse.

Para o responsável da SMTT de Santana do Ipanema, a chegada desse estudo e implantação definitiva da sinalização marcará o segundo momento importante do órgão, já que será com isso que haverá mudanças no próprio transito. Xogoió não quis adiantar detalhes do que pode vir, mas garante que tudo será com cuidado e atenção para todos que integram o trânsito da cidade.

Por Lucas Malta / Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários