Data foi celebrada com evento festivo nesta segunda-feira no Centro de Convenções.
O dia do Soldado foi comemorado nesta segunda-feira (25) pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL) de uma maneira diferente. O tradicional desfile das tropas foi substituído por uma solenidade cheia de apresentações artístico-culturais, em evento realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
Foram entregues pelas mãos das autoridades, entre elas o comandante geral da PMAL, coronel Marcus Aurélio Pinheiro, honrarias como a medalha de “Mérito Institucional Zumbi dos Palmares”, entregue a personalidades que contribuíram de alguma maneira no engrandecimento da corporação perante a sociedade alagoana.
“Hoje é um dia em que todo o sentimento de ser militar é enaltecido. A coragem, o respeito, a valorização profissional. Então, nada mais justo que diante da representatividade desta data, nós façamos essas homenagens e promoções aos homens e mulheres da nossa polícia”, afirmou o comandante.
Alunos do colégio militar Tiradentes também participaram da cerimônia, recebendo das mãos do comandante os diplomas de formação e honrarias pelo bom desempenho escolar. Os novos praças, formados no primeiro semestre de 2014, receberam suas promoções de postos e graduações, que vão de cabo a coronel.
Inovação
Um dos pontos altos da comemoração foram as apresentações culturais comandadas pela Polícia Militar, proporcionada pela banda da corporação. Os músicos, inclusive, roubaram a cena, ilustrando todos os atos da solenidade.
Para finalizar, membros da divisão teatral da PM do Estado da Bahia, a convite da corporação alagoana, vieram à cerimônia com apresentações culturais tipicamente da região, proporcionando aos convidados uma experiência totalmente nova.
“Essa nova forma de comemoramos o dia do soldado é fruto da nossa aproximação com a tropa, e o nosso trabalho de boa relação com os estados vizinhos. Ficamos muito felizes com a presença dos colegas da Bahia, principalmente, por podermos ver aqui a alegria e a satisfação dos nossos homens e mulheres em um dia tão significativo para a nossa profissão”, concluiu o comandante Marcus Aurélio Pinheiro.
Por Henrique Pereira / Agência Alagoas