“Uma vida organizada proporciona o ganho de tempo que a bagunça rouba de você diariamente”, destacou a advogada e personal organizer Bella Barreto, durante palestra sobre organização de espaços para o dia a dia, nesta quinta (21), no Pleninho do TJAL.
Com a palestra “O tempo a seu favor”, o TJAL concluiu as comemorações do mês da mulher. A organização do ambiente doméstico e de trabalho foi tratada de uma forma simples e com ensinamentos práticos junto às servidoras do Tribunal.
Praticidade
A servidora Maria Laura de Almeida participou das demonstrações realizadas pela palestrante, e ressaltou a importância do ganho de tempo para exercer bem todas as suas funções diárias.
“Tempo é vida e quanto mais você se organiza, mais tempo você tem para resolver tudo. Vimos aqui alguns exemplos tanto para a nossa casa, quanto para o nosso ambiente de trabalho, e isso é essencial para a nossa realidade”.
Luciana Omena, secretária especial da Presidência, é casada e mãe de dois filhos. Para ela, trazer a temática da organização no âmbito do Tribunal, agrega para todos.
“No TJ, nós mulheres somos a maioria. Realmente nós temos essa questão de organizar e de termos muitas tarefas. Então se melhorarmos na organização, isso facilitará toda nossa rotina, inclusive no desempenho do nosso trabalho”.
Com as dicas da personal organizer, ela refletiu sobre a importância de ajustar o tempo para manter tudo organizado em seu cotidiano.
“O meu tempo livre é muito curto, pois eu tenho filhos, mãe, trabalho dois turnos. Quando chego em casa, quero descansar e com isso acabo acumulando, e o que procuro é sempre difícil encontrar. Percebi que vale a pena tirar um tempo no fim de semana para organizar tudo”.
Atitudes simples que fazem a diferença:
– Fazer uma organização geral para saber o que ainda serve, e o que pode ser doado ou descartado;
– Categorizar os itens, separando por tipos de peças de vestuário, cores, tipos de alimentos, etc;
– Utilizar colmeias e organizadores em gavetas e prateleiras;
– Manter tudo à vista, evitando o empilhamento de peças.
A palestra foi uma iniciativa da Secretaria Especial da Presidência e do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas.