Com 21 votos dos colegas deputados, o também deputado estadual Paulo Dantas e o médico José Wanderley foram eleitos neste domingo (15) para os cargos de governador e vice-governador de Alagoas, vaga a ser ocupada até o fim do ano, após a renúncia do ex-governador Renan Filho.
Oito chapas concorreram ao pleito e quatro receberam votos (RELEMBRE CADA UMA DELAS). Além de Dantas, as Chapa 2 (Cabo Bebeto/Leonardo), Chapa 6 (David Maia/Siderlane) e Chapa 7 (Danúbia Karla/Arlan) receberam um voto cada. Dos 27 parlamentares, dois se abstiveram e um estava ausente.
Através das redes sociais, o ex-governador Renan Filho foi um dos primeiros a parabenizar o colega de partido e então eleito para sua sucessão. “Paulo é jovem, competente e está preparado para dar continuidade ao processo de transformação de Alagoas. Estarei ao seu lado para apoiar e auxiliar no que for preciso.”, declarou RF.
@paulodantasal acaba de ser eleito com ampla maioria novo Governador de Alagoas.
Paulo é jovem, competente e está preparado para dar continuidade ao processo de transformação de Alagoas.
Estarei ao seu lado para apoiar e auxiliar no que for preciso.
Deus ilumine seus caminhos!
— Renan Filho (@RenanFilho_) May 15, 2022
Paulo Dantas
Dantas, de 42 anos, estava em seu primeiro mandato como deputado estadual, era o segundo-secretário da Mesa Diretora do Poder Legislativo e líder do Bloco da Maioria. Também foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante do Poder Legislativo.
Paulo Dantas é formado em administração e, entre os anos de 2004 a 2012 foi prefeito do município de Batalha. Em sua gestão, fez o saneamento total da cidade, municipalizou o Hospital Estadual, além de criar uma política de atenção básica à saúde.
José Wanderley Neto
O médico cardiologista José Wanderley Neto (MDB) é natural de Cacimbinhas. Professor da Universidade Federal de Alagoas, tem 50 anos de profissão, com destaque como membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro fundador da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.
Foi secretário de Saúde de Alagoas e presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas, além de ter sido vice-governador de Alagoas, de 2007 a 2010. No cenário nacional, presidiu a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Em sua vida profissional, já alcançou a marca de mais de 20 mil cirurgias cardíacas. Realizou o primeiro transplante cardíaco do Nordeste.