Gerente nacional do Cantão vem a Maceió para apresentar a performance de vendas do bordado alagoano em todo o país.
O colorido filé alagoano vai estampar as vitrines de mais de mil pontos de vendas em todo o país e no exterior, a partir de dezembro, em peças estilizadas para a coleção da grife Cantão. O gerente nacional da marca carioca, Rômulo Carvalho, vem a Maceió para apresentar um estudo com o alto índice de aceitação do nosso bordado no mercado fashion. As encomendas das peças criadas pela estilista Lanza Mazza surpreenderam todas as expectativas.
Rômulo se reúne nesta quinta-feira, às 15h, na sede de Sebrae, com as principais parceiras deste projeto de sustentabilidade, que gera renda para cerca de 200 artesãs: a franqueada do Cantão em Maceió, Luciana Barreto, a secretária de Turismo de Maceió, Cláudia Pessoa, a gerente da Unidade de Turismo e Economia Criativa (Utec), Vanessa Fagá Rocha, representantes das cooperativas de artesãs, da direção do Sebrae e da Prefeitura de Maceió.
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, faz questão de receber o gerente do Cantão em seu gabinete para enaltecer a parceria e propor novas encomendas para outras coleções. As artesãs produziram uma infinidade de pontos e tramas para aplicar o bordado em vestidos, blusas, chemises, camisas, bolsas e sandálias. A coleção do Cantão é inspirada em viagens pelos 4 cantos do mundo e descobriu um cantinho especial dentro do Brasil: justamente a região das lagoas Mundaú e Manguaba, onde é produzido o filé.
A coordenadora de estilo da grife, Lanza Mazza, é um dos nomes de destaque na vanguarda da moda brasileira, com formação em desenho industrial e estudos de moda em Nova York e na Itália. A riqueza de detalhes, pontos e cores do filé conquistou Lanza e toda sua equipe de 14 estilistas. “É um bordado feito à mão que agrega um valor maravilhoso e é a nossa cara. Estamos com uma expectativa enorme, tanto pela beleza das peças como pela inclusão social do projeto”.
Antenado para um mercado cada vez mais exigente em busca de iniciativas sustentáveis, Rômulo sugere que esta coleção inspirada no filé alagoano pode ser apenas a primeira de várias. “Este é muito mais um projeto para o futuro do para agora, é uma parceria que pode ir crescendo ao longo de novas coleções, o filé alagoano tem que estar presente em outras coleções”, defende o gerente do Cantão.
Para a secretária de Turismo, Cláudia Pessoa, é difícil desassociar o emocional numa ação como essa, de grande proporção. “A negociação de uma grande marca com a produção associada ao filé vem junto com a oportunidade de mostrar que o nosso destino, além de um cenário natural exuberante, produz arte pelas mãos das nossas rendeiras e bordadeiras”.
O projeto começou em fevereiro deste ano, com o início da pesquisa da equipe de estilo em Maceió. De lá para o cá, o Sebrae atuou com uma forte ação de consultoria com as artesãs. “É preciso trabalhar com muito profissionalismo para atender todos os pedidos com um padrão de qualidade exigente. E o trabalho do Sebrae foi forte em relação a isso, os nossos consultores atuaram na formação de preço, negociação, medidas dos moldes e cumprimento de prazos”, explica a gerente da Utec, Vanessa Fagá Rocha.
A tesoureira da Associação das Mulheres do Pontal da Barra, Rosiene Ramos, a “Ene”, garante que as bordadeiras estão mais do que preparadas para dar este salto de qualidade. “Como o filé vai ficar mais conhecido no Brasil por causa da grife Cantão, a gente espera que se abram mais portas e cheguem mais e mais encomendas. Para isso, já estamos até com um estoque grande de redes para trabalhar”, informa Ene.
Por Maurício Gonçalves