Quatro cidades do Médio e Alto Sertão de Alagoas fazem parte de um pacote de recuperação de estradas vicinais feitas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Pão de Açúcar, Piranhas, Poços das Trincheiras e Jacaré dos Homens são os municípios da região abrangidos pela ação. Segundo a Companhia, os trechos são as principais vias de escoamento da produção agropecuária para centros distribuidores e consumidores.
O engenheiro civil Ricardo André Pereira, chefe da Unidade Regional de Implantação e Acompanhamento de Projetos da Codevasf em Alagoas, diz que os serviços tratam-se da recuperação com motoniveladora e o revestimento com cascalho argiloso em trechos críticos.
Ele ainda explicou que esses serviços de manutenção foram distribuídos de acordo com a demanda apresentada por municípios interessados em recuperar as vias de acesso rural.
“Nós identificamos a demanda por manutenção de estradas vicinais, já que atuamos em municípios com extensas áreas rurais. Assim, a Codevasf fez o contrato que prevê 400 quilômetros de trabalho”, explicou.
Ricardo ainda revelou que a Codevasf está realizando novo processo licitatório com perspectiva de ampliação da extensão a ser recuperada e incremento na qualidade do serviço.
“No contrato para 2019 vamos ampliar o revestimento com cascalho argiloso. No primeiro, disponibilizamos em torno de 25% da quilometragem prevista para revestimento. No novo projeto a previsão de revestir a metade da extensão dos km contratados”, afirmou Pereira.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, James Marlan Ferreira Barbosa, disse que, devido ao sucesso na execução do projeto, outros municípios devem ser contemplados na segunda etapa. A previsão é que a nova etapa do projeto ocorra no primeiro semestre de 2019.
“As estradas vicinais são de extrema importância para a economia desses municípios, pois são, muitas vezes, a principal, se não a única, via de transporte de pessoas e mercadoria na zona rural”, declarou Barbosa.
O superintendente disse também que tem recebido diversas demandas para a segunda fase e está a disposição das prefeituras, já que hoje a Codevasf atua em todos os 102 municípios de Alagoas.
Da Redação com Assessoria Codevasf