Seminário discute práticas de convivência com o semiárido e fomento de processos adequados.
A cidade de Piranhas, situada a 275 quilômetros da capital alagoana, será sede na próxima semana do 2º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido. O evento acontece nos dias 29 e 30 de outubro nas instalações do Centro Xingó e busca debater melhores processos para uma convivência com as regiões semiáridas.
O evento também é avaliado como uma oportunidade de observar os processos mais adequados de inclusão produtiva e discutir novas formas de interação com a sociedade local, no caso a população residente e sua relação com o ambiente.
Em 2014 a 1ª edição do seminário realizou a reinauguração do Centro Xingó, local destinado a contribuir com a geração de renda e a melhoria de vida das famílias do semiárido. O Centro Xingó se tornou referência em promoção e divulgação de tecnologias sociais.
No local são desenvolvidas atividades de incentivo à ovinocaprinocultura, avicultura caipira, apicultura, cultura de espécies forrageiras e biofábrica para produção de sementes e mudas. Também são desenvolvidas unidades demonstrativas de cisternas para captação de água de chuva, bioconstrução, entre outras tecnologias sociais.
Curso internacional
O 2º Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, composto por quatro módulos, distribuídos em 200 horas/aula, terá início em 2 de novembro e seguirá até o dia 18 de dezembro, com intervalos a cada módulo. O curso abordará tecnologias sociais e práticas inovadoras, inclusão produtiva, meio ambiente e mudanças climáticas.
Saiba mais
A área que corresponde ao semiárido brasileiro tem quase 1 milhão de quilômetros quadrados. Trata-se de um extenso território equivalente a, aproximadamente, um quinto do território brasileiro, onde caberiam a França e Alemanha, por exemplo.
Com cerca de 23 milhões de habitantes e mais de mil municípios, correspondendo a 34% da população do Nordeste e a cerca de 12% da população do Brasil, a área possui a maior população do mundo concentrada em uma região semiárida.
Abrangendo nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, o semiárido brasileiro é conhecido pela diversidade cultural, mas também pelos longos períodos de seca e a escassez de água, que atingem principalmente os moradores das zonas rurais.
Da Redação com Seagri