O Encontro com Professores, promovido neste sábado (27) pela Bancada Negra e pelo professor Cícero Albuquerque, candidatos, respectivamente, aos cargos de deputada federal e governador de Alagoas pelo PSOL, foi, antes de tudo, uma demonstração de apoio e afeto da categoria à colegas que ousam tentar transformar para melhor a vida das pessoas através da política.
Professores, Cícero Albuquerque, na história e ciência sociais, e Alycia Oliveira integrante da Bancada, na geografia, discutiram a temática da educação em Alagoas sob a ótica antirracista e em prol de uma educação libertadora.
“Nós estamos juntos, eu, Alycia e outros companheiros e companheiras, assim como a professora Valéria [ex-reitora da UFAL] cumpriu esse papel na última eleição para prefeito de Maceió, fazendo um combate. É uma trincheira”, comentou Cícero durante o encontro, sobre as candidaturas negras e de esquerda em Alagoas.
Para Alycia, não há possibilidade para os negros e negras de Alagoas de conciliação com a elite política que domina o estado. “Agora é ruptura e é preto no poder desse estado, ou não é nada”, afirmou.
Cícero Albuquerque
Historiador, mestre e doutor em ciências sociais, Cícero Albuquerque tem 56 anos, é pai de dois filhos, professor universitário e educador popular. Vê na educação um instrumento para a transformação da sociedade e quer, como candidato ao governo de Alagoas, encerrar os ciclos das oligarquias familiares que há anos dominam o estado.
Bancada Negra
Composta pela professora de geografia, mestranda da UFAL, militante do movimento negro e feminista Negra, Alycia Oliveira e pela estudante de administração, presidente estadual do PSOL, mãe e afroempreendedora, Estefanie Silva, a Bancada Negra é uma candidatura coletiva do PSOL Alagoas para o cargo de deputada estadual. Quer, entre outros pontos, uma política antirracista em Alagoas e no Brasil.