O pré-candidato ao governo de Alagoas pelo PSOL, Cícero Albuquerque, recebeu, neste domingo (17), o apoio formal do Partido Comunista Brasileiro em Alagoas (PCB/AL) à sua candidatura. Ele destacou a importância da unidade de forças populares em favor do povo para vencer as oligarquias.
“Nossa primeira luta não é por votos, é pela emancipação do nosso povo. Vamos juntos”, declarou o professor universitário e educador popular, em resposta à postagem do PCB que divulgou a formalização da aliança.
“Recebo com muita alegria a declaração altiva de apoio do PCB/AL à nossa candidatura ao governo de Alagoas. O PCB é um partido com uma trajetória de 100 anos em defesa da classe trabalhadora e do socialismo. Apoios como esse fortalecem a nossa convicção de que só a unidade das forças populares e dos/as lutadores/as do povo podem vencer as oligarquias e os seus esquemas de dominação”.
Por sua vez, o PCB afirmou, em nota, que o apoio fortalece uma candidatura à esquerda para o governo estadual, “em um programa e uma candidatura sem alianças com golpistas, nem com a burguesia, nem com o latifúndio, nem com os velhos grupos oligárquicos que sempre dominaram nosso estado”.
Histórico
Albuquerque é natural de Atalaia (AL), professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), graduado em História, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Define-se como um educador popular e atua como militante e professor, lutou na defesa da reforma agrária e da agricultura familiar e vê na educação uma grande ferramenta para a transformação social.