Preocupada com a possibilidade de interrupção na distribuição de absorventes higiênicos nas escolas da rede pública do Estado, para as estudantes em situação de vulnerabilidade, a deputada Cibele Moura (MDB) disse que procurou o governador Paulo Dantas e o secretário de Educação Marcius Beltrão para saber o que estava acontecendo com a compra do item. “Ambos me garantiram que a entrega do produto será regularizada e que havia existido um problema burocrático na compra dos produtos, mas que o Governo já resolveu a questão e logo voltará a distribuir os absorventes para as escolas”, contou Cibele, dizendo-se mais tranquila com a informação recebida por parte do Executivo.
De acordo com a parlamentar, várias escolas lhe relataram que o estoque de absorventes estava em baixa e que a distribuição ainda não havia sido feita este ano. “Gostaria de dizer para todas as professoras e alunas que me procuram que a conversa com o Governo foi feita e ele prontamente atendeu novamente a nossa solicitação. Espero que volte o mais rapidamente possível a fazer essa entrega”, informou Cibele Moura, acrescentando que estará acompanhando e fiscalizando esse processo.
A deputada, autora da lei nº 8.478/2021, que garante gratuidade na distribuição do artigo higiênico para estudantes de baixa renda em Alagoas, contou que já manteve contato com a secretária da Fazenda, Renata dos Santos, para acrescentar mais um artigo à lei, com o intuito de tornar o item um produto da cesta básica. “Fazendo assim com que o absorvente tenha uma redução no ICMS, tornando-o mais barato e acessível às mulheres e famílias alagoanas”, completou Cibele.