Apesar de o boletim meteorológico expedido, na última sexta-feira, pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) dizer que o Sertão, neste domingo (13) permanece com céu claro, o cenário do início do dia alegrou e trouxe esperança para o sertanejo, que amarga uma das piores secas dos últimos anos.
De Delmiro Gouveia a Santana do Ipanema, ainda que acanhada, gotas de chuva e um céu fechado tomou conta da madrugada até o final da manhã deste domingo. Apesar de modesta, a passagem da chuva tem deixado esperançosos os sertanejos que passam por momentos de dificuldades sem água.
O governo do Estado vem anunciando, através de propaganda, ações emergências e estruturais para convivência com a seca, mas na prática não é isso que se vê nos municípios sertanejos, que sofrem com a longa estiagem. A prova disso tem sido o número grande de pessoas, que sofrem com a seca, buscando ajuda nas administrações municipais em busca de água.
Com a mudança repentina do clima a esperança de dias melhores renasce para no sertão. É o que afirma o pequeno produtor rural Antônio Bernardino da Silva “Antonio Vaqueiro”, – peço todos os dias a Deus que chova em nossa terra, pois dessa forma não precisamos se humilhar tanto pedindo o mínimo para nós, que é a água para beber – disse.
Da Redação