A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) emitiu um comunicado, nesta segunda-feira (11), informando que haverá aumento nas vazões dos reservatórios de Sobradinho, no estado da Bahia e em Xingó, na divida de Alagoas com Sergipe.
A Chesf diz que essas mudanças acontecem em função do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do Sistema Interligado Nacional, solicitadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Na hidrelétrica de Sobradinho já foram aplicadas vazões médias diárias de 1.700 metros cúbicos por segundo (m³/s), chegando a 2.000 m³/s na próxima quarta-feira (13) e permanecendo assim até nova avaliação.
Já na usina de Xingó, que fica situada em Piranhas, as vazões médias diárias que foram utilizadas estão entre 1.200 e 1.500 m³/s nos finais de semana e feriados; e 1.500 e 2.000 m³/s nos dias úteis.
A Chesf, por sua vez, alerta sempre para importância de não se ocupar as áreas de calha do rio São Francisco, visto que, em situações emergenciais, as Usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar até 4.200 e 3.000 m³/s respectivamente.