Cesmac abre processo disciplinar contra aluno de Direito que tirou a calça durante a aula

25 mar 2014 - 20:02


O representante do Curso de Direito do Cesmac respondeu sobre o caso e disse que deverá abrir um processo administrativo disciplinar contra aluno que tirou a calça durante aula.

Foto: Reprodução / You Tube

Foto: Reprodução / You Tube

O Coordenador do Curso de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió – Cesmac, o professor Dr. Fernando Sérgio Tenório de Amorim, emitiu nesta terça-feira (25) nota à imprensa na qual repudiou a atitude de um estudante do Curso de Direito daquela instituição de ensino, que na última quinta-feira (2) protagonizou uma cena no mínimo inusitada dentro de uma sala de aula. O aluno tirou a calça na frente dos colegas de sala em protesto a solicitação do professor que recomendava ele a não vir de bermuda.

Na declaração, o coordenador pede a imediata apuração do fato que classificou como desrespeitoso e falta de obediência à hierarquia e às regras da instituição.

Em nota o Fernando Sérgio alega: “Recebi o vídeo que circulou em redes sociais no qual um aluno agiu de maneira absolutamente desrespeitosa em sala de aula. Sua atitude afrontou não apenas o professor, como indignou os próprios colegas, ex-alunos, e todos nós que fazemos a instituição”, disse o coordenador.

De acordo com sua assessoria de imprensa, Amorim participa no Rio de Janeiro de uma reunião da Associação Americana de Direito Internacional. Mesmo assim determinou a suspensão preventiva do estudante e a abertura imediata de Processo Administrativo Disciplinar.

“Aplicaremos com rigor o regimento da Instituição. Não está em discussão como os alunos e funcionários devem se vestir. Não isso. Trajes e vestimentas mais ou menos adequados em instituições de ensino, repartições públicas e congêneres são tema controverso, embora todos saibam como devem se portar de acordo com o ambiente que frequentam. O problema aqui é o escárnio, o desrespeito, a falta de obediência à hierarquia e às regras minimamente aceitáveis de conduta”, afirmou Amorim.

O coordenador do Curso de Direito lembrou as diversas manifestações de repúdio que recebeu, principalmente de ex-alunos; e enfatizou que “qualquer discordância com relação a normas institucionais pode ser externada, mas há canais institucionais para isso”. Ele continua: “Felizmente, de todo episódio ruim coisas positivas podem ser retiradas. Agradeço a todas as manifestações de alunos e, sobretudo, de ex-alunos do Curso de Direito, que se sentiram aviltados, por considerarem que o estudante que aparece no vídeo maculou a imagem da instituição em que estuda, a mesma instituição que, há mais de 40 anos, forma com excelência profissionais do Direito no Estado”, ressalta o professor.

Ao final da nota, Amorim lembra que o comportamento do estudante apresentado no vídeo é um caso isolado, e que “NÃO representa o comportamento geral dos nossos estudantes, que escolheram o curso de Direito por considerarem que o respeito às regras de conduta e comportamento são o fundamento da democracia e uma conquista civilizatória”, finalizou Fernando Amorim.

Relembre o caso

Na última quinta-feira (20), o estudante do curso de Direito do Cesmac, identificado apenas por Benjamin, decidiu tirar a calça durante uma aula, a fim de protestar contra a atitude do professor de Direito Penal, que tinha o proibido de entrar na sala de bermuda.

O estudante teria alega que estaria indo às aulas de bermuda por ter se machucado no pé. No entanto, após ter melhorado continuou frequentando a aula de bermuda, desta vez dizendo estar com calor.

Alertado pelo professor, sobre sua conduta, Benjamin foi à aula de calça, mas para surpresa de todos, após entregar uma folha de papel onde constava um artigo da Constituição, o educando tirou a calça e continuou de bermuda.

Um colega do estudante gravou a cena onde mostra a hora exata da atitude do protesto. O vídeo circula nas redes sociais.

Veja o vídeo

Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários