Centro de Referência do Trabalhador realiza intervenção com profissionais em Santana

09 jul 2014 - 20:16


Foto: Assessoria PMSI

Foto: Assessoria PMSI

Dando seguimento ao Projeto Cuidados aos Cuidadores, o CEREST Regional de Santana do Ipanema realizou na última quinta-feira (03 de julho) no pátio da Secretaria Municipal de Saúde, às 09h00 uma palestra conscientizadora sobre vícios posturais e formas adequadas de comportamento, ministrada pelos profissionais de fisioterapia Marcelo Barros e terapia ocupacional Iana Fernandes do CEREST Regional de Santana do Ipanema, com duração de uma hora. Em seguida houve dinâmica de alongamentos, com intuito de instruir os presentes à preservação da saúde ortopédica.

A ação atingiu um público de 24 pessoas, predominando o sexo feminino, com idades entre 20 e 57 anos, dos mais diversos setores da Secretaria e a ela subordinados, tais como NASF, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, Atenção Básica, laboratório, almoxarifado e representantes dos PSF’s Camoxinga e Barriguda.

Foram utilizados dois banners, sendo um com exemplos de imagens de posturas corretas e inadequadas e o outro com imagens de alongamentos; colchonetes para os alongamentos; e folders instrutivos com imagens de alongamentos, para que sejam fixados nos setores e objeto de referência aos funcionários.

Objetivo do Projeto: Promover atividades mistas com serviços de assistência e educação à saúde do trabalhador e conduzir monitoramento da continuidade do auto-cuidado.

A intervenção em fisioterapia e terapia ocupacional seguirá o cronograma:

03/07

quinta SMS (todos os setores e PSF’s Barriguda, Camuxinga e Jaqueira)9h

10/07

quinta PSF Floresta 8h30

PSF Baraúna 10h

PSF São Félix 14h

PSF Areias 15h30

17/07

quinta PSF São José 9h

PSF São Pedro 10h30

Casa da Mulher, Centro de Especialidades, Primeiro Centro e Centro de Diagnóstico 14h

24/07

quinta Centro de Reabilitação 11h

Farmex e Farmácia Popular do Brasil 11h

CAPS 15h

CEO 15h

E realização de visitas técnicas e intervenções multiprofissionais nos meses subseqüentes.

Maiores informações no CEREST.

Por Ricardo Chagas /Ascom – PMSI com informações do Cerest

Notícias Relacionadas:

Comentários