Centenas de livros didáticos são jogados no lixo em Ouro Branco

22 jan 2014 - 21:15


Segundo vereador Sandro Amorim, mais de cinco mil livros foram descartados; prefeito diz que material era antigo.

Foto: Divulgação / Gazetaweb

Foto: Divulgação / Gazetaweb

Centenas de livros didáticos foram encontrados, na manhã desta terça-feira (21), no lixão da cidade de Ouro Branco, localizado no Sertão alagoano. O vereador Sandro Amorim (PSD) procurou a reportagem da Gazetaweb, na tarde desta terça-feira (21), para denunciar o que classifica como descaso da Prefeitura, mostrando, por meio de fotos, que muitos dos livros descartados ainda estão lacrados – em alguns deles, observa-se, inclusive, que o material é datado de 2013.

De acordo com o vereador, o caso chama a atenção ‘frente aos péssimos indicadores sociais que o município tem apresentado ao longo dos anos’, já que, segundo ele, o material colocado no lixo poderia ter uma melhor utilização, sendo destinado a crianças, adolescentes e jovens estudantes.

“São mais de cinco mil livros que foram colocados no lixo sem nenhum critério. Lamento profundamente que esse material não tenha uma destinação melhor. Não adianta dizer que os livros estão fora validade, pois, muitos deles ainda são de 2013. É preciso que as autoridades observem com a atenção esta situação”, destacou o vereador.

Por sua vez, o prefeito do município de Ouro Branco, Atevaldo Cabaral Silva (PMDB), rebateu as acusações e esclareceu que foi pego de surpresa com a informação e que, por isso, recorreu à secretaria responsável, cobrando-lhe explicações. Segundo o peemedebista, os livros que foram jogados no lixo deveriam ter sido incinerados, pois, uma análise de técnicos, ainda segundo o prefeito, constatou que os livros não tinham nenhuma utilização prática para os alunos das redes municipal e estadual naquela cidade.

“Os representantes da Secretaria de Educação asseguraram que o material colocado no lixo não tem mais utilização para os estudantes de nossa cidade. É por isso que o vereador se deparou com esta situação encontrada, pois, o material está completamente desatualizado”, frisou o prefeito.

Da Gazetaweb

Notícias Relacionadas:

Comentários