Catorze estudantes da rede estadual de ensino foram premiados no Concurso de Redação da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (20), no Auditório da Esmal, e contou com a presença de alunos e professores da rede pública de ensino. Este ano o tema da redação foi “Sou cidadão: conheço, debato e exerço os meus direitos em sociedade”.
Na ocasião, foram premiados estudantes das escolas estaduais Silveira Camerino, Princesa Isabel, Mário Broad, Anaías de Lima e Edmilson Pontes. Cada unidade teve três alunos premiados com mochilas e kits escolares e os autores das redações que ficaram em 1º lugar receberam ainda um tablet. Também houve premiação para o professor orientador e para a escola com melhor pontuação no concurso.
“Essa parceria com a Esmal é muito importante pois permite aos nossos alunos serem protagonistas e adquirirem ainda mais conhecimento para o exercício da cidadania. Vê-los conquistar o mundo faz tudo valer a pena”, afirma a secretária especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino, que, na ocasião, representou a Seduc no evento.
O concurso de redação é uma das ações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), o qual realiza uma série de atividades para a discussão e o debate de temas relativos à cidadania com estudantes de escolas estaduais e municipais de Maceió. “Este ano o concurso está em sua décima edição e contou ainda com o apoio do Sesi/Fiea, o qual elaborou a prova e ainda contribuiu com a doação de 17 tablets para estudantes e professores”, informa a coordenadora do programa, a juíza Carolina Valões.
PROTAGONISMO
Estudantes e professores premiados destacaram a importância da premiação e a visibilidade que a mesma traz para suas escolas. “Estou muito feliz, estudei bastante e me sinto honrado por ser um dos premiados”, diz Semaías Eliel dos Santos, aluno da redação vencedora na Escola Estadual Silveira Camerino. “Já tinha uma familiaridade com o tema e com as atividades do programa e, com o apoio da nossa eletiva de redação, consegui me preparar ainda melhor. Sou grata ao nosso professor Fernando”, conta a estudante Vitória Juliana Lopes, cuja redação ficou em primeiro lugar na Escola Estadual Edmilson Pontes.
Aluna do 9º ano da Escola Estadual Mário Broad, Jasmin Neves teve redação nota 10 e disse que o programa trouxe um aprendizado que levará para toda a vida. “No início achei o tema da redação difícil, mas atividades como o Jovem Juiz, Cine Esmal me ajudaram a desenvolver melhor meu texto. Foi uma experiência muito rica e na qual aprendi muito”, revela a garota.
Diretor da Escola Estadual Anaías de Lima, que teve a melhor média do concurso, Sivaldo Lima destaca que a premiação fortalece a comunidade escolar. “Tivemos 32 alunos participando do concurso. Vê-los sendo protagonistas e tendo destaque traz uma visibilidade positiva para a nossa comunidade”, destaca o gestor.
PREMIADOS
Confira abaixo a lista dos premiados da rede estadual no Concurso de Redação da Esmal:
Escola Estadual Edmilson Pontes
1º – Vitória Juliana Lopes Felismina
2o – Ester Gabriella da Silva Santos
3o – José Hewerton dos Santos Silva
Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino
1º- Semaías Eliel dos Santos da Silva
2º – Kauan Araújo da Silva
3º – Carla Miakele Nascimento da Silva
Escola Estadual Princesa Isabel
1º- Mateus Feijó Monteiro Lins
2º- Grazielle de Lima Cavalcante Saraiva
3º- Mayara Barel Gomes
Escola Estadual Mário Broad
1º- Jasmin Neves de Melo
2º Emilly Gabriele Santos da Silva
3º Adenoaldo Fernandes de Oliveira Silva Cruz
Escola Estadual Anaías de Lima
1º- Ana Gabriela Correia dos Santos
2º- Emmyle Vitória Gomes da Silva
3o – Luiza Tayná Fagundes da Silva
Professora orientadora
Ana Maria Correia de Araújo – Escola Estadual Mário Broad
Escola Estadual com maior média no Concurso de Redação
Escola Estadual Anaias de Lima