Casos de suicídio no Sertão chamam a atenção durante o fim de semana

21 jan 2013 - 10:46


Quatro casos de suicídio foram destaques nas ocorrências policiais em municípios do Sertão Alagoano, neste fim de semana. Dificilmente retratado pela mídia, casos dessa natureza, segundo especialistas requerem uma atenção especial da família e da comunidade em geral.

Coincidentemente, três casos foram registrados na zonas rurais dos municípios São José da Tapera, Major Izidoro e Mata Grande. Um quarto caso foi visto na cidade de Olho d’Água das Flores.

Na sexta-feira (18), por volta das 18h30, policiais da cidade de Major Izidoro foram informados de que o senhor Silvio Felix de Lima, de 59 anos havia sido encontrado morto em sua residência, localizada no Sitio Umbuzeiro.

No dia seguinte, sábado (19), o corpo do sertanejo Valdemir Gomes de Araújo foi encontrado morto no quintal de sua casa no Sitio Boa Vista, zona rural de São José da Tapera.

No domingo (20) o caso que chamou a tenção da polícia aconteceu no Sitio Lagoa dos Barbosas, município de Mata Grande. O Agricultor Edvaldo Davi da Silva, de 57 anos foi encontrado ainda com vida em sua casa, quando tentava tirar a própria vida.

Mesmo sendo socorrido por familiares, o mesmo não resistiu e chegou a falecer. Familiares do homem do campo não souberam atribuir o motivo de tal ato, mas afirmaram que o mesmo estaria passando por problemas de depressão.

O último caso do fim de semana ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21) na cidade de Olho d’Água das Flores, no Conjunto Pedro Sales, onde familiares encontraram o corpo de Manoel Mizael Ferreira, de 29 anos.

Em diversos desses casos de suicídio, a Polícia Civil solicita uma perícia técnica do Instituto de Criminalística (IC) para averiguar a veracidade do caso.

Dados da Organização Mundial da Saúde, mostram que, enquanto a população brasileira cresceu 17,8% entre 1998 e 2008, e o número de homicídios aumentou 19,5% e o de óbitos por acidentes de transporte, 26,5%, casos de suicídio tiveram aumento de 33,5% no mesmo período.

Considerado problema de saúde pública, o suicídio é definido como ato de deliberadamente tirar a própria vida. “No entanto, nem todas as pessoas que põem fim à própria vida estão em condições emocionais e mentais para tomar essa decisão sem a interferência de um problema mental ou falsas crenças”, diz Neury Botega, professor de Medicina da Universidade de Campinas (Unicamp) no documentário Suicídio no Brasil.

Veja o que o jornalista Luiz Carlos Prates fala sobre casos de suicídio:

Da Redação com informações da Rede Brasil Atual

Notícias Relacionadas:

Comentários