
Casais receberam certificado das mãos do juiz Kleber Rocha [à direita] (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)
Oito casais que figuram em processos de adoção de crianças participaram nesta terça-feira (8) de um curso de capacitação promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social da cidade (Creas) de Santana do Ipanema.
A ação contou também com a participação de integrantes do Ministério Público Estadual, membros do Conselho Tutelar (CT), além do juiz da Vara da Infância e da Juventude, Kleber Borba Rocha, principal autor da iniciativa.
O magistrado abriu os trabalhos e ministrou uma das palestras. Ele foi seguido da Promotora de Justiça, Viviane Karla, do psicólogo do CAPS, Auderlei Silva, da assistente social Gicele Maria de Oliveira e a pedagoga Marta Alves Lemos, ambas do Creas, além da presidente do CT, Michele Rodrigues.
Os participantes foram apresentados a casos semelhantes de pais que adotaram, bem como os cuidados que devem ter antes e depois o processo de acolhimento. Ao final, cada casal ganhou um certificado, que segundo o próprio juiz deverá ajudar no processo de adoção que eles já estão pleiteando.
Em entrevista ao site Alagoas na Net, o juiz Kleber Rocha explicou ter percebido que muitos casais da cidade, que estão em processo de habilitação, não possuíam o curso, uma das exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente.
“Esse curso é somente prestado em Maceió e Arapiraca. Daí percebemos que isso dificultava o deslocamento, muitas vezes de casais carentes, que precisavam custear alimentação estadia, entre outras despesas”, relatou o magistrado.
Para o juiz, esse novo documento vai fazer muitos processos destravarem, o que consequentemente facilita uma futura sentença e com isso a inclusão dos nomes dos interessados no cadastro nacional de adoção.
Por Lucas Malta / Da Redação