Está tudo pronto para dar início a 15ª edição da tradicional Procissão dos Carreiros na cidade de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas. Centenas de sertanejos vêm se reunindo nos últimos dias no Parque de Exposição Izaías Vieira Rego, às margens da rodovia AL 130, no qual a partir desta quinta-feira (16) vão percorrer cerca de 5 km levando a imagem da padroeira do município, Senhora Sant’Ana. O ato marca o início dos festejos alusivos à santa, que dá nome à cidade.
A presidente da Associação dos Carreiros do Sertão de Alagoas (Acasa), Ana Cleide Souza, mostrou animação em organizar por mais um ano o movimento, que segundo ela, é um misto de cultura e devoção a fé cristã. Casada há 27 anos, a agricultora conta que veio a se interessar pelo movimento dos carreiros após descobrir que seu marido havia nascido em um carro de boi. “No dia 29 de março de 1865 minha sogra, gravida de nove meses, foi à feira livre de Santana do Ipanema. Naquela época o transporte mais comum era exatamente o carro de boi. Na volta pra casa ela acabou dando a luz aquele que se tornou, 27 anos depois, meu esposo em cima do carro de boi”, comentou Cleide.
No ano passado a líder rural lembrou que a procissão reuniu cerca de 1.200 carreiros, marca que esse ano deve ser superada. “A cada ano temos mais adesões nesse evento. Esse ano aguardamos mais de 1.500 carreiros”, comentou a presidente da ACASA. Cleide relata ainda que em cada uma das 27 cidades que compõe o Sertão de Alagoas, tem um trabalhador que vem com o seu carro de boi e um grupo de agricultores.
Em sua maioria quatro animais carregam o que se pode ser chamado de um belo trabalho de artesanato, o carro de boi, que não passam despercebidos pela população. Devido ao seu som característico, os veículos de tração animal chamam a atenção por onde passam.
Se aglomerando
![Zé Pequeno [com o garfo na mão] aproveita o momento de lazer com os amigos, antes da romaria amanhã (Foto: Sérgio Campos / Alagoas na Net)](http://www.alagoasnanet.com.br/v3/wp-content/uploads/2015/07/carreiros_santana5.jpg)
Zé Pequeno [2º da esquerda para direita] aproveita o momento de lazer com os amigos, antes da romaria amanhã (Foto: Sérgio Campos / Alagoas na Net)
Ao longo desta terça-feira e quarta-feira inúmeros trabalhadores rurais foram chegando e passando por várias ruas de Santana do Ipanema. Nossa reportagem conversou com um dos admiradores do evento, José Marinho Farias, de 58 anos. O agricultor saiu de sua casa, situada no sitio Velande, município de Major Izidoro, às 4h da madrugada desta quarta-feira (15) e chegou ao Parque por volta das 17h. A viagem é um pouco cansativa, mas nada que tire o ânimo dele e do grupo que o segue, outros nove carreiros da mesma região.
Quem também tem marcado presença em todos os anos são os agricultores da cidade de Olivença, município vizinho de Santana do Ipanema e que, segundo a organização, é a cidade que mais leva carreiros ao encontro. José da Graça, de 56 anos é um destes moradores.
“Zé Pequeno”, como é chamado, veio do sitio Bonsucesso e, além de seu companheiro de carroça, trouxe uma caravana com mais 10 amantes da festa. Ele diz que há 10 anos participa do evento. “Gosto de fazer parte e manter essa tradição. Enquanto vida e força eu tiver estarei acompanhando meus colegas e vindo até aqui”, comentou.
Apesar da viagem cansativa e as dificuldades encontradas pelas estradas, todos os carreiros que chegaram à Santana foram agraciados com um belo banquete. De acordo com a organização foi ofertado um grandioso café com comidas regionais e usados mais de 27 arrobas de carne bovina para alimentar os trabalhadores.
Economia movimentada
Além da parte cultural e religiosa, outro aspecto chama a atenção no encontro desses devotos. O evento acabou se tornando uma grande oportunidade de alguns sertanejos fazerem negócios e gerar renda para pequenos comerciantes. Quem conta a história é o agricultor Erisvaldo Ferreira, da cidade de Olivença. Há alguns anos ele comercializa varas usadas para tanger [guiar] os animais. “Somente nesta noite [quarta-feira] vendi 15 varas. Amanhã espero fazer ainda mais negócio”, disse animado o oliventino.
Da Redação