Curso acontece até a próxima sexta-feira (17) na cidade de Piranhas.
Empresários do Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Caminhos do São Francisco vão participar do Curso de Aprimoramento em Gestão e Operação de Empreendimentos Turísticos a partir desta segunda-feira (13). As aulas serão no município de Piranhas e seguem até a sexta-feira (17), com lições voltadas não só aos gestores, mas também a outros profissionais do setor.
A iniciativa vai ser dividida em dois módulos. O primeiro será direcionado aos gerentes, proprietários e responsáveis pelos empreendimentos e ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h. Durante as lições, serão abordados temas como gestão empresarial, comunicação e vendas, formações de preços, entre outros.
O segundo grupo é voltado às equipes de linha de frente, contemplando garçons, atendentes, recepcionistas e outros profissionais que têm contato com o turista. As atividades começam às 15h e acabam às 17h. Os alunos vão aprender sobre os temas qualidade e hospitalidade, comunicação e relacionamento interpessoal.
Para o gestor do APL Turismo Caminhos do São Francisco, Mauro Coutinho, a iniciativa surgiu dos próprios empresários, pois há uma clara necessidade de desenvolver a região. “Apesar de o segmento ter apresentando um crescimento importante, é preciso qualificar o serviço prestado e melhorar o atendimento na região”, explica.
A iniciativa faz parte do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo na Região do Baixo São Francisco e tem apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).
O curso terá outra edição na cidade de Penedo, na sede do Sebrae, entre os dias 20 e 24 de outubro. As aulas funcionarão no mesmo modelo apresentado em Piranhas, porém com o público voltado para a região, abordando as necessidades próprias destes grupos.
Por Pedro Mesquita / Agência Alagoas