Uma parceria entre a Prefeitura de Cajueiro – por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Juventude – e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai garantir mão de obra qualificada para as indústrias que se instalarem no condomínio industrial que está sendo construído no município que fica a 76 quilômetros de Maceió.
O programa Capacita Jovem foi lançado na manhã desta quinta-feira, 19, no plenário da Câmara Municipal de Cajueiro, numa solenidade em que o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, foi homenageado com uma placa de agradecimento.
Durante o evento, Lyra disse que o programa representa um futuro melhor para dezenas de jovens que buscam, além de uma profissão, trabalho e renda. “Hoje é um momento importante e gratificante para nós. Educação e formação garantem vida mais digna e melhores salários aos jovens e a quem participar desse projeto. Nosso desejo é trabalhar com todos os municípios, aumentando a empregabilidade e qualidade da mão de obra”, afirmou.
Nesta etapa, o programa vai capacitar 324 cajueirenses, em cursos como o de auxiliar administrativo, operador de empilhadeiras, almoxarifado, eletricista, entre outros. Também serão contemplados jovens e adolescentes da rede municipal de ensino. Já há quatro turmas em andamento. Na próxima segunda-feira, 23, serão abertas inscrições para os de confeiteiro e eletricista.
Em seu discurso, a prefeita Lucila Toledo lembrou-se das reuniões na Fiea para definir os cursos mais adequados para as demandas das empresas. “Nosso objetivo é assegurar que a população de Cajueiro esteja preparada para ocupar as vagas ofertadas pelas empresas que vierem a se instalar no município”, ressaltou.
Participaram da cerimônia o vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, o diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, o presidente da Câmara de Cajueiro, vereador Luiz Dantas, a secretária de Assistência Social, Nayara Melo Ferro, entre outras autoridades.