Uma forma de câncer pouco falada e que afeta milhares de brasileiros, também é um dos tipos de câncer mais facilmente identificáveis. O câncer de boca atingiu no ano passado 14.120 pessoas, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os principais fatores de risco são o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas e contaminações pelo vírus HPV, contraído em relações sexuais.
O câncer bucal pode se manifestar sob a forma de feridas na boca, no lábio e na língua que não cicatrizam em uma semana.
Outros sintomas são ulcerações superficiais, indolores (podendo sangrar ou não), manchas esbranquiçadas, avermelhadas nos lábios e/ou na parte interna da boca, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramento sem causa conhecida.
Segundo o Coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas de Santana do Ipanema, Dr. Christiano Cavalcante, se detectado no inicio, a chance de cura é alta, por isso o paciente deve realizar o autoexame em frente ao espelho e caso encontre alterações, procure o dentista da unidade mais próxima, e posteriormente sendo encaminhado para o CEO ou para o Hospital Regional, a fim de realizar biópsias e posteriormente o tratamento, se necessário, que pode ser através de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.
Ainda segundo o coordenador, é preciso aumentar o acesso à informação para a população sobre essa modalidade de doença e onde encontrar tratamento. Campanhas educativas estão sendo elaboradas pela coordenação do CEO, juntamente com a Secretaria de Saúde de Santana do Ipanema, com o intuito de prevenir e diagnosticar em fase inicial o câncer de boca.
O Centro de Especialidades Odontológicas funciona de segunda a sexta, das 8h às18h, somente com encaminhamentos dos dentistas das unidades básicas de saúde.
Ascom – PMSI