Cerca de 120 camponeses da Frente Nacional de Lutas (FNL) estiveram na sede do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) nesta terça-feira (23), dia em que o movimento de luta pelo direito à terra realiza atos em defesa da reforma agrária na cidade de Maceió e em outras 14 capitais do país.
Segundo o representante da coordenação regional do FNL, Marcos Antônio Silva, popularmente conhecido como Marrom, a manifestação envolve reivindicações coletivas no âmbito estadual e nacional.
No Iteral, o grupo de camponeses foi recebido pelo diretor-presidente da autarquia, Jaime Silva, e faz uma prévia das reivindicações que estão na pauta de uma audiência agendada para a próxima quinta-feira (25), entre o governador Paulo Dantas e líderes de movimentos sociais.
“O Governo do Estado vem atuando, por meio do Instituto de Terras, para expandir os trabalhos de regularização dos assentamentos e dar dignidade aos trabalhadores rurais acampados. É claro que ainda há muito a ser feito no âmbito da reforma agrária, mas esse diálogo construtivo e colaborativo estabelecido com os movimentos sociais tem nos permitido avançar”, ressaltou Jaime Silva.