Campanha “Escolha a Calma” é levada às escolas estaduais para promover a paz

25 mar 2015 - 20:00


Iniciativa tem como base 12 valores que ajudam na busca por uma cultura de ‘não-violência’ na sociedade.

Lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), no Teatro Linda Mascarenhas, no bairro do Farol; mais de 2 mil adesivos com o endereço eletrônico da campanha já foram distribuídos, além de diversas camisetas (Fotos: Valdir Rocha)

Lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), no Teatro Linda Mascarenhas, no bairro do Farol; mais de 2 mil adesivos com o endereço eletrônico da campanha já foram distribuídos, além de diversas camisetas (Fotos: Valdir Rocha)

“Você teve um dia exaustivo e, dirigindo de volta para casa, uma pessoa breca repentinamente e você bate na traseira do carro dela…escolha a calma”.

Esta e outras dicas fazem parte da campanha “Escolha a Calma”, que chega às escolas do Estado, com o objetivo de fazer dos alunos, professores e servidores agentes multiplicadores dessa iniciativa por uma cultura de paz.

O lançamento da campanha ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), no Teatro Linda Mascarenhas, no bairro do Farol. De acordo com o coordenador da campanha, Robson Feitosa, estão programadas várias atividades para debater o assunto em sala de aula.

“Esta é uma campanha de utilidade pública que promove a escolha consciente pela paz e a não-violência na sociedade”, explica Robson Feitosa, que integra a equipe do Núcleo de Qualidade de Vida da SEE (Nuqav).

Doze valores

Segundo ela, a campanha tem como base 12 valores que fazem a diferença no relacionamento das pessoas: amor, perdão, tolerância, confiança, respeito, humildade, paciência, flexibilidade, humor, compaixão, cooperação e gentileza.

“Esse valores funcionam como ferramentas que ajudam as pessoas a superarem o medo e a raiva e a escolher a calma nas situações conflituosas ou estressantes do dia-a-dia”, acrescentou.

Robson Feitosa disse ainda que a campanha tem caráter permanente e começou na Argentina, sendo uma iniciativa da Brahma Kumaris, organização internacional cujo objetivo é a revalorização do ser humano para a construção de um mundo melhor.

Boa iniciativa

Para a professora Glória Barros, que trabalha no Departamento de Recursos Humanos da SEE, a campanha representa uma iniciativa muito importante para o bom convívio social. “Devemos escolher a calma sempre, em casa, na rua, no trânsito, no relacionamento com os amigos, os colegas de trabalho e os vizinhos”, destacou.

Segundo Robson Feitosa, mais de 2 mil adesivos com o endereço eletrônico da campanha já foram distribuídos, além de uma infinidade de camisetas. “A ideia é que esse material seja reproduzido para massificar a campanha”, concluiu.

Compareceram à solenidade de lançamento da campanha, a chefe do Nuqav da SEE, professora Marlene Veronese; a coordenadora da 13ª CRE, Mônica Sarmento e o coordenador da campanha em Alagoas, Robson Feitosa, além de representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O evento contou ainda com a apresentação do coral “Tom Jovem”, composto por alunos da Escola Estadual Moreira e Silva regidos pelo maestro Luciano Peixoto.

Por

Notícias Relacionadas:

Comentários