Caminhada do Outubro Rosa acontece em Santana do Ipanema

15 out 2014 - 13:10


Foto: Juca Souza / Ascom PMSI

Foto: Juca Souza / Ascom PMSI

Nesta terça-feira (dia 14), Santana do Ipanema viu uma multidão rosa pelas ruas, isso porque, a partir das 15h, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a Caminhada do Outubro Rosa.

A concentração foi na Secretaria Municipal de Saúde. De lá, percorrendo as ruas de nossa cidade, uma onda rosa fez as pessoas saírem às portas para ver uma multidão convocando todas as mulheres á conscientização da importância do exame. Vale lembrar que quando diagnosticado no início, o câncer tem mais chances de ser tratado. O evento foi aberto e gratuito a toda a população.

A caminhada terminou na Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, e lá aconteceram algumas apresentações culturais. Destaque para a coreografia feita pelas agentes de saúde do município.

Segundo a Secretária de Saúde Petrucia Matos, “esta caminhada feita com muita alegria pelos profissionais da saúde representa o sentimento de compromisso e solidariedade com todas as mulheres de nossa região”.

Ela continua e diz que, “só sabe a importância de um evento como este, quem já viveu a experiência de ter alguém com câncer na família; só sabe o que é, quem já passou pela dolorosa experiência. É muito fácil criticar, dizer que o trabalho deveria acontecer deste ou daquele jeito. Esta caminhada é um exemplo do esforço de muitos profissionais de nossa cidade, que lutam todos os dias para que a luta das mulheres não seja solitária. Mulheres que lutam contra o câncer de mama”. Declarou.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Verdadeiramente é uma coisa que muita gente não compreende, pois a luta contra o câncer não pode ser individualizada. É uma doença terrível, avassaladora. Tortura não apenas o doente, mas também toda a família. Se as pessoas soubessem que a doença não escolhe cor da pele, condição socioeconômica, credo político, sincretismo religioso ou condição sexual, etc., talvez percebessem que a informação caminha pareada com a solidariedade e o respeito. Talvez ai entendessem que qualquer pessoa esta sujeita…

por Juca Souza/Ascom PMSI

Notícias Relacionadas:

Comentários