Câmara de Vereadores homenageou ex-vereadora Marinete da Costa Cabral Homenagem foi indicada pela vereadora Maria das Dores Dantas (Dôra de Ubiratan)

15 mar 2014 - 11:45


Foto: Assessoria Dora

Professora recebeu placa das mãos da vereadora Dora (Foto: Assessoria Dora)

Foi homenageada na manhã desta sexta-feira (14), no Salão Nobre da Casa Tácio Chagas Duarte, a ex-vereadora e educadora Marinete da Costa Cabral. Ela possui um largo currículo de prestação de serviços a Educação de Santana do Ipanema e foi lembrada pelas funções exercidas na estrutura administrativa do município, no qual ocupou diversos cargos de diretoria.

A homenagem faz parte das Comemorações da Semana Internacional da Mulher, relembrando mulheres que fazem história, e foi uma iniciativa da vereadora Maria das Dôra Alves Dantas (Dôra de Ubiratan), que fez um chamamento aos demais Edis, dando importância ao histórico de lutas da sua conterrânea pernambucana.

Marinete é oriunda da cidade de Bom Conselho do vizinho Estado de Pernambuco, a sua família fincou raízes na zona rural de Santana do Ipanema-AL, e logo aos 18 anos de idade iniciou a sua trajetória como educadora a partir do incentivo aos estudos dados pelos seus pais. Marinete também foi vereadora por dois mandatos consecutivos de 1983 à 1992.

A fala dos parlamentares em homenagem a Marinete Cabral:

O vereador Luciano Gaia, se congratulando com familiares e amigos da homenageada relembrou do coleguismo de trabalho desde o mandato do então prefeito Adeildo Nepomuceno, pelo qual também foi Diretor Educacional, e Marinete Cabral já fazia parte do município à época, tratou de relembrar fatos que marcaram a caminhada da homenageada desde sua infância até a fase adulta. Segundo Luciano Gaia, Marinete chegou a lecionar na sua juventude em uma sala improvisada na casa dos pais na Rua Delmiro Gouveia; nascia ali uma grande educadora.

O vereador Mário Siqueira, também teceu comentários sobre o currículo excepcional da homenageada falando dos seus relevantes serviços prestados na vida pública enquanto educadora e parlamentar no período de 10 anos de legislatura.

O vereador expressou que, desde sua infância já ouvia falar em Dona Marinete Cabral, que à época visitava as escolas da localidade Areia Branca, na qual existia uma sala de aula cedida pelo seu pai, e que sempre a sua professora Dona Socorro tratava do nome da homenageada quando tinha que resolver problemas ligados a educação ou a Escola. O vereador Heleno, prestou sua homenagem lembrando fatos também relevantes da história da educadora.

Em seguida, a vereadora Dôra de Ubiratan fez as honras da Casa, passando a Comenda Sinhá Rodrigues (Comenda que homenageia mulheres pela sua luta em prol da causa), a homenageada e discursou falando da felicidade de ter uma conterrânea de Pernambuco sendo homenageada, disse também que a sua luta é contra quaisquer tipos de violência contra a Mulher, e que fazia-se justa essa homenagem a uma pessoa que dedicou a sua vida ao ato de educar.

A Homenageada Marinete da Costa Cabral, na sua fala lembra do Mestre educador pernambucano Paulo Freire, fazendo menção ao ato de educar como dádiva de Deus, relembrou momentos de construção da sua carreira enquanto educadora, agradeceu aos Edis pela homenagem, lembrou do seu mandato na Casa Tácio Chagas Duarte, e dos eleitores que a conduziram por dois mandatos à época.

Muito emocionada Marinete Cabral dedicou aquele momento de honrarias aos seus filhos nomeando e demais familiares e amigos presentes. Logo após, a vereadora Dôra, homenageou a Dona Socorro, representando as funcionárias da Câmara de Vereadores, e demais mulheres presentes ao plenário com entrega de rosas. Assim, encerramos as atividades da Semana da Mulher.

Por Valter Oliveira / Assessoria

Notícias Relacionadas:

Comentários