
Prefeito José Antonio é alvo de pedido de cassação (Foto: Reprodução / YouTube / Tapera Noticia Vivo)
Com seis votos favoráveis contra cinco divergentes, a Câmara de Vereadores de São José da Tapera, município do Médio Sertão de Alagoas, abriu um inédito processo de cassação contra o prefeito da cidade, José Antônio Cavalcante (PSB).
A denúncia, feita pelo pai de um dos vereadores, acusa o gestor de crime de responsabilidade, com base na suspeita de apropriação indébita de recursos do Instituto de Previdência do Município. A votação para o recebimento do processo aconteceu na sessão ordinária da última sexta-feira (22).
Votaram pelo recebimento da denúncia os vereadores Professor Márcio (PTB), Cosme Guedes (PP), Kel de Tijela (PRTB), Paulo Vieira (MDB), José Antônio Pereira (MDB) e Flávio Vieira (PRB).
Optaram por rejeitar a proposta os edis Ernandes do Caboclo (PSD), Amair Ribeiro (MDB), Evandro Santos (SD), Luciano Maia (PSDC) e Felipe Cardoso (PSB). A ausência foi de Afonso Neto (MDB).
Na mesma sessão foi criada a Comissão Processante, que terá 90 dias para concluir o processo, após notificação do acusado. Por sorteio foram escolhidos o vereador Paulo Vieira, como presidente, Cosme Guedes (relator) e José Antônio Pereira (membro).
A denúncia
Filho do denunciante, o vereador Marcio explica que tudo surgiu após um projeto enviado pelo próprio prefeito, que indicou uma dívida de mais de R$ 10 milhões nos cofres do Instituto de Previdência do Município.
Marcio relata que 80% desse prejuízo foi causado durante a gestão do atual prefeito e o restante seria responsabilidade do ex-prefeito. “Ele nos enviou um projeto ano passado informando desse déficit”, diz.
Apesar de já ter passado, o vereador taperense confessa que não acreditou que a denúncia fosse recebida, justificando que a maioria dos parlamentares fazem parte da base de apoio do atual gestor.
“Acredito que o que motivou eles a votarem é que muitos têm parentes e amigos que são servidores e que perceberam que se isso não for apurado como deve, até eles podem ser penalizados no futuro”, alega Marcio.
Respostas
O site Alagoas na Net entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São José da Tapera, afim de comentar a abertura do processo e falar sobre a denuncia, entretanto, o porta-voz disse que o prefeito deverá ter uma reunião nesta segunda-feira (24) para depois se manifestar sobre o caso.
Por Lucas Malta / Da Redação