A Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, município situado no Médio Sertão de Alagoas, aprovou, na noite desta quarta-feira (28), o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a pagar um abono salarial com os recursos dos precatórios do antigo Fundef.
A matéria foi votada numa sessão extraordinária, que além dos parlamentares, contou com a presença de integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal). Os servidores foram a Casa para cobrar algumas mudanças da matéria.
Após alguns debates, os vereadores aprovaram inicialmente uma emenda modificativa, que alterou, de 5 para 30 dias, o prazo para pessoas que não constarem na lista de beneficiados pelo abono, a ser publicada pela Prefeitura.
Além da lista dos contemplados , que será publicada após sanção desta lei, o pagamento só será feito após a homologação judicial do acordo, entre Prefeitura e Sinteal, já que ambos são partes de um processo que bloqueou os recursos do Precatório.
Ver essa foto no Instagram
Como vai acontecer
De acordo com informações obtidas pelo site Alagoas na Net, passado pela Câmara, a Prefeitura iniciará o processo de apuração dos servidores que tem o direito a receber.
Alguns trabalhadores tem buscado na Prefeitura detalhes e, segundo uma fonte ouvida pela reportagem, a orientação é que busquem a Secretaria de Administração, para complementar os dados que o município já possui.
Uma das dúvidas que mais tem sido levantadas pelos servidores municipais, muitas delas em grupos de redes sociais, é de quem tem direito a receber os precatórios: se somente os professores ou outros trabalhadores da Educação.
A apuração feita pelo site indica que todos os professores, sejam efetivos ou contratados, que prestaram serviço de 1997 a 2006 vão receber o rateio com recursos do 60%.
A lei recém aprovada pelo Congresso Nacional também dá possibilidade de que servidores de apoio possam receber, mas caso isso seja feito pela Prefeitura, estes serão contemplados com o restante dos recursos dos precatórios.